Em menos de uma semana dois prefeitos da região de Campinas, ambos do PSDB, foram cassados prelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por abusos na campanha eleitoral. Ontem (24/09) o TRE cassou o mandato do prefeito de Americana (SP), Diego De Nadai (PSDB), e do vice Seme Calil (PSB). Eles foram condenados por gastos ilícitos durante a última campanha eleitoral.
No último dia 19, o tribunal aprovou a cassação do mandato da prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), e de seu vice, Luiz Alfredo Dalben (PPS). Para os juízes, Carrara fez propaganda eleitoral irregular na eleição do ano passado. A prefeita é acusada de usar um jornal criado exclusivamente para publicar matérias favoráveis a ela e contrárias ao seu oponente às vésperas do pleito.
Os prefeitos ainda podem recorrer, já que a decisão foi tomada em segunda instância. Mesmo assim, deverão travar luta para se manterem no cargo durante o processo. No caso do prefeito de Americana, a situação é ainda mais complicada porque a decisão pela cassação foi unânime no colegiado do tribunal.