A engenheira de alimentos Renata Vardanega realizou uma pesquisa para sua dissertação de mestrado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp que desenvolveu um novo processo de obtenção do extrato a partir de raízes de ginseng brasileiro. O extrato contém saponinas, um composto que serve a diferentes indústrias como a farmacêutica, alimentícia e até petroquímica.
Sob a orientação da professora Maria Angela Almeida Meireles, o trabalho de Renata já resultou em um pedido de patente, pois o processo utilizado para obtenção do extrato é mais simples e rápido do que os já existentes.
“Nós utilizamos solventes considerados seguros e em menor quantidade. Além disso, obtivemos rendimentos bem superiores aos dos métodos já conhecidos. Conseguimos extrair cerca de 60% de extrato bruto em relação à matéria-prima. Outros processos alcançam um rendimento que varia de 2% a 40%”, diz Renata em matéria publicada no Jornal da Unicamp.
O processo de extração desenvolvido na pesquisa permitiu que o composto de interesse medicinal, a beta-ecdisona, por exemplo, fosse recuperado em até 14%, enquanto outros processos de extração atingem um percentual de no máximo 5%.
(foto vivian fernandez - divulgação) O grupo Os Geraldos apresenta o espetáculo "Saudade" em uma…
(foto firmino piton - arquivo pmc) A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta, neste sábado,…
(foto reginaldo azevedo - divulgação) Em São Paulo - Duas obras de momentos diferentes da…
(foto fernanda ferreira - divulgação) A cantora Mírian Silvestre e o violonista Matheus Dutra apresentam…
Cena de "A Última Sessão de Cinema", de Peter Bogdanovich (foto divulgação) Cinema clássico, produções…
(imagem reprodução) Levantamento de sigilos confirma que Mendonça escondeu elos de Vorcaro com KN, Fux,…