Categories: Geral

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional Pagode da Vó Tiana, dentro da programação do projeto Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória. A partir das 17h, o público é convidado a participar de uma roda que celebra a força, a memória e a continuidade do samba em Campinas.

Com mais de duas décadas de história, o Pagode da Vó Tiana nasceu no quintal de Dona Sebastiana, na Vila I.A.P.I., e se consolidou como um importante movimento cultural da cidade, reunindo diferentes gerações em torno do samba de raiz. A iniciativa preserva repertórios, histórias e modos de fazer que mantêm viva uma das expressões mais potentes da cultura popular brasileira.

Agora, essa trajetória encontra a Sala dos Toninhos, espaço reconhecido por sua vocação para encontros culturais, resistência e celebração. A proposta do projeto Ziriguidum e Memória é justamente criar pontes entre territórios simbólicos da cidade — como a Vila Teixeira e a Vila Industrial — ampliando conexões e fortalecendo redes culturais.

Mais do que um evento musical, a roda se estabelece como um espaço coletivo de convivência, onde o samba é vivido como expressão cotidiana, afetiva e comunitária. A programação inclui roda aberta, dança e interação com o público, mantendo a tradição das rodas populares onde todos são convidados a participar.

O evento conta ainda com bar e opções de alimentação no local, além de estacionamento gratuito para o público.

Serviço
Evento: Pagode da Vó Tiana – Samba da Toninhos (Ziriguidum e Memória)
Data: 26 de abril (domingo)
Horário: a partir das 17h
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial, Campinas (SP)
Entrada: gratuita
Estacionamento: no local

Parceiro Carta

Recent Posts

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

3 hours ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

6 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

7 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

7 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

21 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

23 hours ago