Nesta quarta-feira, a partir das 18h30, será inaugurada a Casa da Cultura Digital de Campinas, um espaço voltado à reflexão coletiva sobre essa cultura pós-moderna. O evento desta noite, aberto ao público, ocorrerá na Sala Multiuso do CIS Guanabara (Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo – Campinas) e trará um primeiro debate sobre o que são as Casas de Cultura Digital. Para participar da discussão estarão presentes membros das casas de São Paulo, Belém e Porto Alegre.

CDDC-Inauguracao
Mapeamento Colaborativo, TV Web e Jovens Hackers estão entre os projetos da Casa

A ideia é que a Casa, que atuará para toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), seja uma incubadora de projetos de desenvolvimento e formação de longo prazo, sendo que três deles já estão prontos para começar: Mapeamento Colaborativo, TV Web e Jovens Hackers, este último focado na introdução à programação e computação de alto nível para jovens de baixa renda. O espaço também abrigará oficinas de curta duração, além de fomentar debates, palestras e discussões em torno de temas ligados à cultura digital. Oito oficinas devem ocorrer ainda neste ano, dentre elas as Aplicativos Multimídia Livre, Construindo um Scanner de Baixíssimo Custo, Introdução ao Crowdfunding e Introdução a publicações em EPub.

Na pauta de 2013 estão previstos um debate sobre o III Fórum da Internet e sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A Casa será sediada no CIS Guanabara, localizado próximo à rodoviária e ao centro da cidade de Campinas. A criação do espaço é fruto da parceria entre o Fórum de Cultura Digital de Campinas e Região e o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guabanara/UNICAMP). A iniciativa ainda tem apoio da Casa de Cultura Fazenda Roseira, CDI-Campinas, CIS Guanabara, CLE/UNICAMP, coletivo Cultura Campinas, coletivo Socializando Saberes e NIED/UNICAMP.

Mais informações podem ser acessadas no site http://culturadigitalcampinas.org.br. Após o bate-papo de inauguração será servido um coquetel e os participantes poderão curtir a discotecagem e intervenção do projeto Bike Sonora. O evento de hoje será transmitido ao vivo pelo link http://socializandosaberes.net.br   (Sarah Costa Schmidt/CartaCampinas)