.Por Eli Fernandes.

Há várias semanas os moradores dos bairros da região do Jardim Campo Belo, na Sul de Campinas (Campo Belo 1 e 2, Campituba 1 e 2, Jardim Itaguaçu, Vila Diva, Jardim Marisa, São Domingos, Cidade Singer e adjacências estão sendo vítimas de constantes cortes no fornecimento de água pela Sanasa, empresa municipal de água e abastecimento.

A região fica entre o Aeroporto internacional de Viracopos e a cidade de Vinhedo. Os cortes programados foram negados pela Sanasa. A empresa só admitiu que vai ter corte de água nesta quinta-feira, 09 de agosto, na região do Distrito do Ouro Verde.

Apesar da negativa da empresa municipal de economia mista responsável pela água e esgoto de Campinas – e que cobra um dos valores mais alto do estado pelos serviços prestados – a falta de água é assunto corrente nos bairros que ficam na região dos limites do município com Indaiatuba e Campinas e cuja falta de estrutura urbana oferecida pelo poder público contrasta com a modernidade do aeroporto de Viracopos, um dos mais arrojados da América Latina.

Além da falta de água, o bairro convive com a falta de asfalto. Nos dias de seca é poeira de mais, nos de chuva, barro que chega impedir o trânsito de veículos e pedestres nas ruas dos bairros.

Além disso, as poucas ruas asfaltadas do Campo Belo persiste o problema de recortes feitos pela Sanasa no pavimento e que resultam em esburacamento e debridamento do asfalto. A maioria da população é de classe trabalhadora, embora os bairros concentrem grande número de desempregados.

As reclamações com relação ao problema de abastecimento são constantes, mas a Sanasa, embora reconheça os moradores da área formada de áreas privadas e de ocupação, continua enviando os boletos com cobrança pelo fornecimento da água aos titulares dos terrenos que muitas vezes sequer têm a escritura – documento de posse dos terrenos.