Os cicloativistas do Coletivo de Ciclistas de Campinas-SP (COCICAM), apresentaram denúncia ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), relatando diversas irregularidades na política de mobilidade urbana do Município.

A Denúncia destaca, entre outros itens, a violação da legislação municipal nas obras construídas e em andamentos envolvendo a mobilidade urbana, como: Revitalização da Avenida Francisco Glicério, Avenida Marginal do Córrego Piçarrão, Corredor perimetral do BRT, eliminação da ciclovia prevista para a Avenida John Boyd Dunlop, pontes sobre a Rodovia Anhanguera, na Av. Orozimbo Maia e sobre a Av. John Boyd Dunlop, especialmente o Viaduto construído pelo Shopping Parque das Bandeiras, através de TAC.

Além disso, anotam, a alteração irregular do TAC com o Shopping para antecipar a obra no período eleitoral do Prefeito atual, com ausência de cumprimento do compromisso anterior (realocação das famílias afetadas) e remoção da ciclovia prevista no TAC anterior. Além da construção do Viaduto sem prever a circulação de bicicletas.

E também denunciam a ausência de sinalização da via pública sobre a circulação de bicicletas previstas no Código de trânsito Brasileiro e ausência de treinamento dos motoristas do transporte público.

Os ciclistas lembram que em 23 de janeiro de 2013, o prefeito Jonas Donizette pedalou com ciclistas e se comprometeu a construir os 100 Km de ciclovias na cidade. Na data, os ciclistas fizeram manifestações em diversos locais da cidade ao longo do dia, com faixas e cartazes e fizeram uma bicicletada no centro da cidade no período noturno.

Veja denúncia.

OutrosLados