As micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 31,2 mil de um total de 34,2 mil vagas de trabalho criadas em maio deste ano, o que corresponde a 91% do total de novos empregos gerados no período.

As médias e grandes empresas responderam pela criação de 2 mil postos de trabalho, e a administração pública, por 955 vagas.

Os dados são do levantamento feito mensalmente pelo Sebrae com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. “O número de postos de trabalho criados pelos pequenos negócios é 15 vezes superior ao das empresas de médio e grande portes. Mais uma vez, as micro e pequenas empresas puxaram a geração de empregos no Brasil”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Entre janeiro e maio, os pequenos negócios do setor de Serviços lideraram a geração de empregos no país, com a criação de 111,4 mil novos postos de trabalho. Desde o início do ano, os pequenos negócios acumulam um saldo positivo de 135,9 mil novos empregos, enquanto as médias e grandes empresas extinguiram 127,4 mil postos de trabalho. (Carta Campinas com informação de divulgação)