O filósofo e educador, Gaudêncio Frigotto, deu uma aula resumida, mas completa sobre o fascismo em evento realizado no Teatro Poeira, no Rio de Janeiro, no último mês de abril.

Gaudêncio é professor titular da Faculdade de Educação da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutor em Ciências Humanas/Educação pela PUC-SP (1983), pesquisador 1A do CNPq e membro representante do Brasil do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).

O vídeo, de 16 minutos, editado por Reikrauss Benemond, retrata como o fascismo atual se apresenta, se mostra, em diversos setores da sociedade: o fascismo político, a fascismo da mídia, o fascismo nas redes sociais, o fascismo do fundamentalismo religioso, o fascismo da polícia.

Veja mais:
Teatro Oficina comemora 20 anos de ‘Bacantes’ e fala contra o fascismo, a direita e os discursos de ódio
Descubra se você é um brasileiro com tendência neonazista ou fascista
‘O Brasil está entupido de Hitlers, de fascistas’, diz Tom Zé a jornal de Portugal

Frigotto cita, além de outros importantes estudiosos, o livro do italiano Giogio Aganbem, sobre a polícia e a delação premiada. “O Estado de Direito está substituído por esta instituição que precisa condenar antes para matar depois. É preciso desumanizar para depois a operação policial ser justificada”, afirmou.

Veja o vídeo: