O blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog Cidadania, confirmou presença no 1º Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais de Campinas e Região. O evento acontece neste sábado, 25/03, no auditório da ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), em Campinas. Veja informações completas.

O evento também contará com a presença do apresentador da TV Record e do site Conversa Afiada, Paulo Henrique Amorim, além de blogueiros, jornalistas e coletivos de Campinas e região. (Veja programação e participantes abaixo)

O 1° Encontro de Blogueir@s e Ativistas Digitais de Campinas e Região também terá um ato especial de apoio ao blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, que sofreu condução coercitiva ordenada pelo juiz Sérgio Moro, no início desta semana.

Guimarães teve a casa vasculhada por agentes da Polícia Federal, que apreenderam seu computador, celular e o celular de sua esposa e exigiram saber a autoria da fonte de um vazamento da Lava Jato. A preservação de fontes de informação é um direito previsto na Constituição e um dos principais princípios da liberdade de imprensa.

A atitude de Moro, considerada arbitraria e ilegal, foi duramente criticada por jornalistas, juristas e entidades da sociedade civil, entre elas a ONG Repórteres Sem Fronteiras e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

O relator especial para Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA), o jornalista e advogado uruguaio Edison Lanza, afirmou em sua conta no Twitter: “Grave: juiz Moro submeteu e obrigou blogueiro a revelar fontes. Não se combate a corrupção sem liberdade de imprensa”.

Guimarães afirmou, após o depoimento, que a condução coercitiva foi um ato arbitrário com a única intenção de intimidá-lo, uma vez que a PF já sabia quem era a fonte quando ele chegou à sede da corporação em São Paulo. O motivo da condução coercitiva foi um vazamento feito por Guimarães em fevereiro do ano passado sobre uma condução coercitiva que ocorreria contra o ex-presidente Lula, deflagrada em março daquele ano.

Veja a programação:

MANHÃ
9h – Recepção e inscrições.
10h – Mesa-redonda e debates com os jornalistas Paulo Henrique Amorim, Eduardo Guimarães, Aparecido Araújo Lima e Glauco Cortez.
11h30 – Manhã de autógrafos dos livros “O Quarto Poder” e ‘Manual Inútil da Televisão e Outros Bichos Curiosos1’,  de Paulo Henrique Amorim.
12,30h – Almoço.

TARDE
14h – Encontro com blogueiros e ativistas digitais, com relatos e debates sobre atuações e ações em Campinas e região. Presenças já confirmadas: Coletivo de Jornalistas de Campinas e Região, Comunicadores Populares, Mídia Livre VaiJão, Socializando Saberes, Usina Geradora, NINA, Movimento Advogados Independentes de Campinas, S/A- Sala Aberta; além dos sites: Blog da Mi; Bola com Gravata e Milênio Notícias.

16h – Apresentação de ferramenta de integração de conteúdos, desenvolvida por professores do IC (Instituto de Computação) da Unicamp em parceria com a ADunicamp, para apoio a sites e blogs de jornalismo independente.

INSCREVA-SE AQUI (Vagas limitadas). Evento no Facebook