A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), comandada por Paulo Skaf (PMDB-SP), apoiou o golpe parlamentar que trouxe mais instabilidade para o país e uma política recessiva do governo Temer/PSDB. Recentemente, os empresários tiveram de ir em uma missão em Cuba para tentar melhorar o desempenho. Além disso, prejudicou os pequenos e médios empresários de vários setores.

Agora, a entidade vê a produção dos empresários da indústria despencar. A Produção Industrial Brasileira chegou a novembro último com queda acumulada de 7,1% nos onze meses de 2016. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil (PIM-PF), divulgada hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com os dados do penúltimo mês do ano.

No confronto com igual mês do ano anterior (2015), série sem ajuste sazonal, o total da indústria apontou queda de 1,1% em novembro de 2016, neste caso a 33ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, mas a menos intensa desde o resultado de março de 2014: -0,4%.

O indicador acumulado nos últimos 12 meses mantém o ritmo de queda ao fechar com recuo de 7,5%, contra os menos 8,4% relativos a outubro. Os dados da indústria corroboram os do comércio, que foi o mais afetado este ano. Nos shoppings, 18 mil lojas foram fechadas. (Carta Campinas/Agência Brasil)