francesco-vezzoli-2
Francesco Vezzoli, “Amália Traída”, 2004

Em São Paulo – A Oca, no Parque Ibirapuera, recebe até o dia 11 de dezembro a mostra “Francesco Vezzoli Cinerama”, primeira retrospectiva do artista e cineasta italiano no Brasil.

Representado pela Galleria Franco Noero, de Turim, e com trabalhos apresentados em edições recentes da SP-Arte, sua obra examina questões relacionadas a sexo, opressão e narcisismo na cultura ocidental, e consiste na criação de paródias e alegorias subversivas: bordados, fotografia, escultura, trailers satíricos para filmes e performances site-specific com participações de celebridades.

A exposição na Oca reúne um conjunto de 16 produções audiovisuais – que abrange desde seus primeiros vídeos na década de 1990 e início dos 2000, como The End of the Human Voice, de 2001, encenado pelo próprio artista e Bianca Jagger, até o vídeo da performance Right You Are (If You Think You Are), de 2007, baseada na obra de Luigi Pirandello e estrelado por um elenco que inclui as atrizes Cate Blanchett e Natalie Portman.

Também ganha destaque Amália Traída, de 2004, protagonizado pela brasileira Sonia Braga. O filme, apresentado na 26ª Bienal de São Paulo, retrata a vida da rainha do fado, Amália Rodrigues, como uma telenovela kitsch.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ou na bilheteria do local. (Carta Campinas com informações de divulgação)