12033012_1072323779458917_1825694134440669638_nO Festival Mostra Luta! chega a sua oitava edição em Campinas entre os dias 2 e 11 de outubro trazendo ao público mostra de filmes, teatro, dança, lançamento de livro, performance, intervenção urbana, exposições de charges e fotografias, além de apresentações musicais e oficinas que acontecerão em espaços e aparelhos culturais, como também em praças públicas da cidade.

Todo o evento foi construído de forma participativa entre coletivos independentes da cidade. No total, foram mais de cinquenta filmes e cerca de trinta trabalhos fotográficos inscritos, de vários lugares do Brasil.

Entre as temáticas centrais da Mostra Luta 2015 estão: Defensores (“Defensorxs”) de Direitos Humanos e Cidadania no país, Charges de Sindicatos e desenhos censurados pela Ditadura Militar, Produção Audiovisual Periférica como ferramenta de luta política, Ditadura Militar e Repressão Social, Democratização dos Meios de Comunicação, Museologia Social e a Participação dos Sujeitos, Racismos Institucional e Genocídio da Juventude Negra, entre outros.

A Mostra tem como objetivo fomentar a circulação, exibição e o debate de filmes, trabalhos fotográficos e outras manifestações culturais dentro das lutas sociais e populares. Busca estimular a produção audiovisual independente, promover a organização, fortalecimento de redes, debates e encontros, além de se constituir enquanto espaço de reivindicação social pelo direito à comunicação popular, livre e anticapitalista.

filmedefensorxs“Brasil, ano 2015- Vivemos tempos difíceis: direitos humanos e trabalhistas estão ameaçados com leis que ampliam a tercerização e limitam outras garantias como o seguro-desemprego, junto a um corte amplo de verbas públicas. Grupos de extrema-direita se organizam e pedem a volta da Ditadura Militar. Ao seu lado estão fundamentalistas religiosos e demais fanáticos, dominando palanques, igrejas, ruas e meios de comunicação, atacando sujeitos oprimidos como LGBTs, mulheres, religiões de matrizez africanas entre outros credos. O latifúndio ganha força, passando por cima do meio-ambiente, de indígenas, camponeses, quilombolas e outros povos.

A polícia bate recordes em assassinatos, exterminando a juventude negra e periférica. No lugar de combater a violência com a garantia de direitos sociais, investe-se em mais punitivismo e proibicionismo, ou seja: cadeia e morte para manter uma fracassada guerra às drogas, redução da maioridade penal para penalizar uma juventude que não chega a ter direito a nada, apenas a permanecer à margem de condições e a morrer sem alguma chance de existir nessa sociedade opressora.

BrancoSaiPretoFicaPor isso dizemos: “Não Passarão!”. Este é o tema escolhido para este ano, que fará frente ombro a ombro com os movimentos sociais para expandir esse debate pelas nossas lutas de direito. A Mostra Luta! é um veículo, um canal, para que os movimentos, dentro das lutas e temáticas citadas acima, consigam utilizar mais um espaço de fortalecimento e discussão para partirmos juntos na construção de uma sociedade como acreditamos”. 

A 8ª Mostra Luta! é um evento totalmente gratuito. A programação completa pode ser vista no SITE da Mostra. As atividades também poderão ser acompanhadas pela internet neste LINK. (Carta Campinas com informações de divulgação)