Mapas de kernel das taxas de criminalidade

Estamos vivento realmente tempos difíceis e confusos. Um site que critica o PSDB e mantém uma linha pró-PT é feito com editor-chefe simpatizante do PSDB.

O site, chamado Portal Metrópole, já copiou pelo menos duas matérias do Carta Campinas sem dar o crédito. Mais que isso, eles assinam o texto copiado como se fosse deles, com a palavra: “Da redação”, o que demonstra falta de mínimo conhecimento jornalístico.

O editor-chefe é Matheus H. N. Andreazzi, que possui foto em redes sociais com apoio a Aécio Neves nas últimas eleições presidenciais, e apresenta-se como filósofo e publicitário.

Além do Portal Metrópole, Matheus faz o Portal Política com matérias favoráveis ao PSDB. Em entrevista ao Carta Campinas, Matheus disse que são “coisas diferentes”.  Realmente, um tem um webdesign mais popular e é pró-PT, o outro é mais elegante e é pró-PSDB. Talvez, publico-alvo diferente.

Após o pedido de entrevista do Carta Campinas, Matheus colocou no final da matéria copiada sobre a disseminação da violência no estado de São Paulo, a seguinte frase “com informações da Carta Campinas”, como se fosse uma informação de assessoria de imprensa ou material de divulgação.  O editor-chefe do Portal Metrópole também disse que credita todas as matérias, mas esqueceu de creditar outra, mais antiga, sobre o apresentador Ratinho. Veja print abaixo.

Veja a entrevista com Matheus Andreazzi ao Carta Campinas:

Pergunta: Vimos que vocês republicaram material do Carta Campinas, assinaram como “Da redação” sem citar a fonte e sem o link, como nosso portal exige. Essa é uma política do Portal Metrópole?
R: Todas a nossas fontes são citadas, inclusive a fonte que o senhor citou na última indagação; nesta, faz referência sim à Carta Campinas, como exigido. Em nenhum momento foi faltoso.
P:O Portal Metropole está registrado em nome de Cassiano Rosa Fernandes (Whois Registro BR). Ele é o dono do portal? Mas no site vocês dizem que quem começou o portal foi Bruno Barbosa? Quem são os donos do Portal? Você é o dono desse portal?
R:Primeiramente, não sou o dono do Portal, devem ter lido meu cargo; e gostaria de saber quem é “Cassiano Rosa Fernandes”, pois não consta em nossos registros. De onde tiraram isso?
P: Vimos Matheus no seu perfil do Twitter a referência a dois sites: um é o portal politica.tk que elogia o PSDB? O outro é o Portal Metrópole, que faz crítica ao PSDB? Você trabalha nos dois? Você é dono dos dois?
R: O Portal Metrópole e o PP são coisas diferentes; não há nem mesmo motivo me indagarem isso por aqui.
P: Gostariamos de saber se vocês poderiam citar a fonte e dar o link do Carta Campinas nesta matéria que vocês republicaram e nas próximas caso venham a utilizar nosso material?
R: A fonte está citada.

ratinho portal metropole01