CapaCD_FotoAnaDourado_ArteDanielCapuEm dois shows, o primeiro na Feira Municipal do Livro de Campinas no próximo dia 24, sexta-feira, e o segundo no bar e restaurante Almanaque Café, em Barão Geraldo, no dia 27 de novembro, a cantora e compositora Martina Marana, que vive em Campinas, fará o lançamento do seu primeiro CD, Correnteza de Ar.

A levada do samba e o vozeirão peculiar da cantora estão presentes neste primeiro disco cujo repertório, com arranjos fortemente influenciados pela música de Hermeto Pascoal, une o universo da canção à linguagem da música instrumental brasileira em ritmos que vão do maracatu ao chamamé. Com arranjos e direção musical do pianista André Marques, o disco conta também com um arranjo do trompetista Diego Garbin e um de João Paulo Gonçalves. No CD e nos shows, Martina Marana é acompanhada pelo grupo Noneto de Casa e de Fabio Augustinis (percussão).

O CD traz 11 composições – algumas autorais de Martina, e outras da nova safra de autores da MPB, residentes em Campinas, Valinhos, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Há apenas uma música do Eduardo Gudin e uma do Nenê baterista, que já são uma geração anterior à minha”, destaca a cantora.

Sobre a seleção do repertório, Martina revela: “primeiro surgiu o tema ‘Correnteza de Ar’, que vem de uma frase da música Canção Eólia, do compositor Rodrigo Duarte, com letra de minha autoria”.  A partir daí, “por coincidência, percebi que as primeiras músicas falavam dos elementos água (correnteza) e ar”.

Martina decidiu levar a sugestão do acaso a sério: todas as músicas do disco apresentam essa temática ou, ao menos, uma palavra que remeta ao tema. “Outra coincidência foi que estreitei minha relação com esses elementos quando comecei a praticar maratona aquática no mar. Além disso, um dos letristas me lembrou: tenho o mar no meu nome”, destaca. (Carta Campinas com informações de divulgação)

* Formada em canto popular pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduada na área de trilhas sonoras e musicais, pela Unicamp, estudou arranjo com Cláudio Leal Ferreira e improvisação com o pianista André Marques (grupo Hermeto Pascoal). Atualmente é aluna de canto de Izabel Padovani. Martina participou como backing vocal na gravação do DVD do compositor e sambista paulistano Guilherme Lacerda. Com o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí viajou pelo Estado de São Paulo com o show Circuladô. É professora de musicalização infantil, canto popular e regente de corais infanto-juvenis. Já gravou dois CDs de música infantil “Canções do coração III” e “Recantigas”, trabalhando como arranjadora, violonista, cantora e percussionista. Seu trabalho de voz e violão apresenta canções da Bossa Nova, samba e MPB dos anos 50 a 80, de compositores como Chico Buarque, Cartola, Tom Jobim, João Bosco, Gilberto Gil, dentre outros.

* Noneto de Casa – Formado por músicos que estudam ou trabalham no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, o grupo se reuniu no final de 2010 com o intuito de proporcionar um espaço para a produção instrumental. Ao longo de 2011, pesquisou e criou seu repertório autoral. Em consequência da diversidade de formação de seus integrantes, o grupo tem como principal característica a multiplicidade de experiências, que se reflete claramente em suas obras e na maneira como conduzem o grupo, através da direção coletiva. Suas principais referências são Maria Schneider, Moacir Santos, Dave Holland e Banda Mantiqueira. O Noneto de Casa participou de diversos festivais e eventos ao longo de 2012, entre eles, o Painel Instrumental 2012 de Tatuí, fazendo a abertura do show de Hermeto Pascoal e Grupo; do 1º Festival Grandes Bandas no Almanaque Café em Campinas; do FEMUCIC – Mostra de Música Cidade Canção no Sesc Maringa-PR; do Projeto Sorocaba em Cena realizado pelo Sesi de Sorocaba; do 2º FICA – Festival Itajubense de Cultura e Arte 2012 em Itajubá-Mg; do 13º FEIA – Festival do Instituto de Arte da Unicamp. Em 2013 se apresentou no 7º Encontro Internacional Jazz a la Calle no Uruguai, onde também ministrou um workshop, e no 10º Brasil Instrumental, no CEU Perus em SP.

Show Martina Marana ‘Correnteza de Ar’ – Feira Municipal do Livro de Campinas
Quando: dia 24 de outubro, sexta-feira, às 19h
Onde: Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº – Centro, Campinas/SP
Entrada gratuita
Estacionamento gratuito com entrada pela Vila Industrial: Rua Francisco Teodoro, 1051