10341564_645366978910003_7206457150009848031_nDe 23 a 25 de outubro acontece na Estação Cultura a Feira Municipal do Livro de Campinas.  Serão 3 dias com muita literatura, cultura e arte. O evento é totalmente gratuito, a Estação Cultura oferece amplo estacionamento que também é gratuito.

Na programação está previsto um bate-papo com autores; peças teatrais, show de bonecos, palestras, contação de histórias, apresentação circense; coral, poesia, música e tendas com venda de livros.

Veja a programação completa do evento:

Dia 23 de Outubro

09h CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM ORIGAMI – Irene Mitsue Tanabe
Sala de apoio
“Origamistórias”. Uma diferente e inusitada atração, conduzida por Irene Tanabe, que une o encantamento da contação de história, utilizando adereços lúdicos como fantoches, maquetes e teatro de sombras, que contribuem com a graça e o colorido das narrativas, com a tradicional arte japonesa: o origami.
As contações com origamis dão vida aos contos, despertando a imaginação dos pequenos e proporcionando grandes emoções vindas do mundo da fantasia. Por meio das histórias, o público infantil reconhece a consciência do coletivo, aumenta o conhecimento e proporciona uma visão melhor do mundo. Os espectadores entram em contato com outros indivíduos, numa relação fora de nossa dimensão de tempo e espaço, e entram em um mundo mágico.

10h Teatro de sombras – Salão 03
Espetáculo “Albertinho, O Menino Voador”
A História de Santos Dumont contada pela Cia Luzes e Lendas, com atuação e manipulação de objetos e bonecos de sombras por Cristhian Macedo Lins e Valter Valverde. A operação técnica cabe a Lourenço Amaral Júnior que também é responsável pela concepção visual do espetáculo.

11h Cia do Circo – Palco

CIA DO CIRCO
A Cia do Circo foi fundada em 2001 pela Família Circense “Brede & Orteney” e traz, nessa apresentação, dirigida por Alex Brede e produzida por Claudia Orteney, uma mistura do tradicional com o contemporâneo em uma nova perspectiva.

12h30 Apresentação de curtas
Estudio Veredas Ltda
Projeto Cinematográfico de curtas 10 mini doc’s

14h30 Teatro de sombras “Albertinho” Salão 03
Espetáculo “Albertinho, O Menino Voador”
A História de Santos Dumont contada pela Cia Luzes e Lendas, com atuação e manipulação de objetos e bonecos de sombras por Cristhian Macedo Lins e Valter Valverde. A operação técnica cabe a Lourenço Amaral Júnior que também é responsável pela concepção visual do espetáculo.

15h30 HISTÓRIAS CONTADAS COM ORIGAMI COM RECURSOS DE ACESSIBILIDADE – VISUAL – SALA DE APOIO COM IRENE MITSUE TANABE
Contações de histórias com origamis e recursos de acessiblidade é uma forma de intensificar os laços de igualdade de direitos e dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.Esta atividade incentiva a promoção da inclusão social de pessoas com ou sem deficiência visual e/ou auditiva, pois os origamis têm texturas, aromas e movimento. Esta apresentação conta com audiodescrição e intérprete de libras.

16h00 Bate papo com membros das Academias de Letras de Campinas – Sala de apoio. Autores: Agostinho Toffoli Tavolaro e Sérgio Caponi

18h00 Palestra “Entrou por um fio saiu por um laço quem quiser que dê um abraço” com Suzana Montauriol – Salão 03

Dia 24 de Outubro

08h30 Show de bonecos com Emile Miachon – Salão 03

09h30 Show de bonecos com Emile Miachon – Salão 03

12h30 Apresentação de curtas Salão 03
Projeto Cinematográfico de curtas 10 mini doc’s

13h às 14h Bate papo com autor Pedro Marques e convidados ( Allessandro Dias e Leandro Mendes) – Literatura e canções ( oque é um texto musicado?)

14h30 Mini circo Serafim -Palco
CIRCO SERAFIM

Ao som dos bumbos, pratos, trompetes e potentes megafones, uma extravagante carroça colorida entra em cena, puxada por palhaços que convocam ao público anunciando a chegada do circo e do espetáculo que vai começar. Assim, no picadeiro, os bonecos protagonistas dos números interagem com os palhaços, recriando os espetáculos que se apresentavam nos antigos circos mambembes, em um atrapalhado show, apoiado em gags cômicas.
Serafin Teatro, com sede em Campinas, São Paulo, Brasil, nasceu nos inícios do ano 2011 em Barão Geraldo, fundada por Abel Saavedra, que coordena integralmente as atividades da Companhia contribuindo com seus vinte anos de experiência no teatro de animação e no universo do clown.
Nasceu como uma família e foca a sua pesquisa e o seu trabalho, principalmente, nas líneas provenientes do teatro de animação, do universo do clown, e do aprofundamento da forma e conteúdo destas com a incorporação da linguagem filosófica.

16h00 Contação de histórias pra gente graúda com Zé Bocca
Histórias para ouvidos pequenos
Com Zé Bocca
Histórias do universo oral brasileiro e do mundo, acompanhadas por canções e trava línguas, para crianças de todas as idades.
Apresentando histórias para crianças de 0 a 100 anos, José Bocca conduz o público a uma viagem lúdica, despertando no espectador parte de sua infância. Quase todos já tivemos nossos sonos embalados por fadas, bruxas, sapos, princesas e outros seres.
Em um tempo de comunicação instantânea, informatizada, a figura do “Contador” nos convida a visitar nosso passado, quando este era a memória de uma determinada comunidade (Os bardos na Europa/Ásia, Griot, África, etc…).
As histórias apresentadas são dos mais distintos universos, há desde nomes consagrados da literatura (Marina Colasanti, Moacyr Scliar, Regina Machado, Ricardo Azevedo…), como também contos, causos e lendas, que o contador colhe nas suas andanças…

17h Palestra “Leitura criativa : caracterização e uso sociais”, ministrada por Ezequiel Theodoro da Silva

18H30 SHOW COM MARTINA MARANA
Neste show, Martina Marana, acompanhada pelo grupo Noneto de Casa e Fabio Augustinis (percussão), apresenta canções de compositores da nova geração da música popular brasileira, gravadas em seu cd “Correnteza de Ar”.
Através de arranjos do pianista André Marques, Diego Garbin e João Paulo Gonçalves, influenciados pela música de Hermeto Pascoal, o repertório une o universo da canção à linguagem da música instrumental, em ritmos que vão do maracatu ao chamamé. Com participação especial do pianista Thitocamargo.

Dia 25 de Outubro

10h00 – Coral SIMPRO

10h30 às 12h00- Roda Literária Francesa
um conto de Guillaume Apollinaire, mediadora Mozilene Neri
Faixa etária: a partir de 15 anos. Salão 03

11h- POESIA CANTADA COM ANA SALVAGNI

12h30 apresentação de curtas
Projeto Cinematográfico de curtas 10 mini doc’s

13h Circo além da Lona

CIRCO ALÉM DA LONA
O Circo Além da Lona, grupo circense, destaca-se por seus espetáculos de rua. A trupe utiliza espaços alternativos com uma linguagem popular onde reverencia a tradição dos Saltimbancos.

14h00a Palestra “Políticas Públicas, práticas de gestão e economia criativa com Claudia Leitão

14h Bate papo sessão de autográfos com Hilton
Livros : Os Vegetais, Argila Medicinal e Mulher manual de saúde e beleza 100% naturais, e do DVD-Saúde e Vida Natural.

15h Bate papo de ficção científica Salão 03 –
Jota Marques
Renato Carajelescov Nonato
José Raphael Daher

16h Palestra “A origem da ficção científica e a literatura”
com Walmir Morales Martins e Adriano Ruiz – Salão 03

16h Palestra “O mercado da economia criativa”
com Claudia Sousa Leitão – Sala de apoio

17h Peça teatral “O doente imaginário”

Tenda dos autores independentes

Dia 23
1 – Poeta Toledo o poeta Peregrino
2 – Fernando Veiga – livros infantis.

Dia 24
1 – Poeta Toledo o poeta Peregrino

2 – Fernando Veiga – livros infantis.

Dia 25
1 – Poeta Toledo o poeta Peregrino
2 – Autora: RAQUEL BUENO – Livro:”ARYSTARCH, O ARQUITETO DOS DEUSES”

Das 9h as 18h

3 – Fernando Veiga -livros infantis.

Autores do FICC

Dia 23

2- Wania Milanez
Livro “A magia de Lítera”
Das 08h30 às 10h e das 16h às 18h

Dia 24

1 – às 19h00 Thiers Camargo Leite Junior
titulo do livro: Brincando de Manhãs e Mulheres Garra, Terra Cangalha;

32- Wania Milanez –Livro “A magia de Lítera”
Das 08h30 às 10h e 16h às 18h

Dia 25

1 – João Proteti
Iítulo do livro: Chuva Feliz
Das 09h às 13h

2 – Wania Milanez –
Livro “A magia de Lítera”
Das 09h30 às 11h30 (Carta Campinas com informações de divulgação)

FEIRA MUNICIPAL DO LIVRO DE CAMPINAS
Local Estação Cultura
Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n – Centro – Campinas
Rua Francisco Teodoro 1051- Vila Industrial
Dias 23 e 24 de outubro das 8h às 20h
Dia 25 das 9h às 18h