campineira 1De 5 a 26 de novembro, com apresentações sempre às quartas-feiras às 21h, acontece no bar e restaurante Almanaque Café, em Campinas, a terceira edição do Festival Grandes Bandas Grandes com nomes como Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana, SP Jazz Big Band e Rubinho Antunes, Orquestra de Choro Campineira e Big Band na Gaveta.

Grandes na formação e importantes na cena musical, os coletivos do gênero big band estão movimentando o circuito cultural de Campinas, com o projeto “Movimento Grandes Bandas Grandes” que, neste ano, se ampliou com shows na Concha Acústica do Taquaral, entre eles está por exemplo a histórica performance de Hermeto Pascoal e Big Band.

No dia 1º de novembro, às 12h, a Big Band Barão Geraldo, banda formada com músicos de Campinas, fará uma apresentação na Praça do Coco, localizada no distrito de Barão Geraldo, aberta ao público.

“Estamos partindo para a terceira edição do Festival Grandes Bandas Grandes, e nesse ano tivemos um desdobramento do projeto que foi o Movimento Grandes Bandas Grandes. Com isso, aquecemos o público e conseguimos proporcionar, com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, grandes espetáculos abertos. Agora com o festival teremos atrações que unem músicos de várias gerações e abordagens estéticas diferentes, criando assim uma diversidade sonora interessantíssima”, afirma o curador do projeto, Tiago Gomes.

* Carlinhos Antunes, músico e historiador formado pela PUC-SP. Toca violão, viola, tiple, charango, cuatro, kora n’goni, saz, entre outros. Tem como principal característica viajar e pesquisar sons de diversas partes do mundo e do Brasil.

Carlinhos Antunes é diretor, regente e instrumentista de cordas da Orquestra Mundana formada por Beto Angerosa (percussão), Rui Barossi (baixo acústico), Maria Beraldo Bastos (clarinete), Danilo Penteado (piano, cavaco, acordeon), Eduardo Lobo (guitarra, violão e bandolim), Luis Cabrera (sax tenor e alto) e Gabriel Vieira (violino). A instrumentação da orquestra é original e variada, com uma gama imensa de timbres e sons, representados pelo n’goni (harpa africana), rebeca, violino acústico, flautas, derbak, cuatro venezuelano (espécie de cavaco da Venezuela), djembe, entre outros.

A SP Big Band Jazz tem como objetivo a divulgação da musica instrumental, realizando releituras de compositores das décadas anteriores desde o swing de Count Basie até os mais jovens compositores e arranjadores refinados da atualidade. Em seu repertório arranjos de Rubinho Antunes, Diego Garbin, Mario Campos, Rafael Piccolotto de Lima Thiago Lourenço entre outros.

Trompetista e arranjador, Rubinho Antunes fez seus estudos de música no Conservatório de Tatuí e na Unicamp. Atualmente faz mestrado em Criação Musical e Sonora na “Universidade Paris 8”, em Paris, França, onde residiu nos últimos três anos. Atualmente é professor do Club Du Choro de Paris.

Dez músicos integram a Orquestra de Choro Campineira que possui formação singular, pois une a composição nos moldes tradicionais do choro aos de uma big band.  Esta característica produz uma sonoridade ímpar e confere protagonismo na criação de uma nova estética de choro  brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos. Para o novo trabalho o grupo recebe como convidado o sanfoneiro baiano Edu Guimarães que já acompanhou grandes nomes do choro e de outros gêneros da música instrumental brasileira.

 A Big Band Na Gaveta, formada em 2005, vem desenvolvendo um trabalho consistente, explorando ao máximo a capacidade e peculiaridade de cada músico e desenvolvendo uma linguagem uniforme e inovadora, com arranjos e composições feitos especialmente para o grupo. Um dos objetivos da banda é pesquisar uma nova sonoridade dentro dessa peculiar formação instrumental, mostrando um trabalho de composição instrumental moderno, que mescla elementos da música popular e erudita, tanto na exploração de texturas musicais quanto na forma e estrutura das composições.

Programação
1º de novembro, 10h, na Praça do Coco (Barão Geraldo)
Big Band Barão Geraldo
Entrada gratuita

Shows no Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240, Barão Geraldo – Campinas). Telefone (19) 32490014
Ingressos: R$ 25,00 (inteira)// R$ 12,50 (estudantes)

5 de novembro (quarta-feira), 21h
Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana

12 de novembro (quarta), 21h
SP Jazz Big Band convida Rubinho Antunes

19 de novembro (quarta), 21h
Orquestra de Choro Campineira

26 de novembro (quarta), 21h
Big Band na Gaveta

Ficha técnica
Festival Grandes Bandas Grandes
Idealização: Tiago Gomes e Caco Píccoli
Produção e Curadoria: Tiago Gomes
Realização: Almanaque Café