image2 (800x598)Uma Intervenção artística feita com a Corporação Campineira dos Homens de Cor e com o compositor e músico Livio Tragtenberg numa iniciativa do SESC Campinas, realizará várias ações criativas na cidade de Campinas.

O objetivo é reafirmar a importância histórica da Corporação, revitalizando as suas atividades e apoiando na recuperação de partituras, reconfiguração do repertório tradicional, além de promover ações que a façam dialogar com a cena cultural campineira de hoje.

Fundada em 1933, e com sede própria localizada na rua Luzitana,170, no centro de Campinas, a Corporação Musical Campineira dos Homens de Cor é talvez o conjunto musical mais antigo em atividade na cidade. Foi criada a partir do fato da Banda Ítalo-Brasileira, fundada no ano de 1895, não aceitar a participação de músicos negros em seu conjunto, como relata a historiadora Patrícia Mariuzzo:

“ Um grupo de homens negros, dos quais nem todos eram músicos, resolveu criar uma banda que receberia apenas indivíduos negros. O objetivo era criar uma alternativa de ensino musical e lazer para os negros de Campinas, indo contra o forte legado escravista presente na sociedade campineira. Segundo o Sr. José Antônio, presidente da Banda,não havia um caráter militante na Banda. Ela cumpriu apenas o papel de estimular a solidariedade dentro de uma parcela da população negra de Campinas. Não era proibida a entrada de brancos. Nas fotos de seus arquivos é possível ver integrantes brancos tocando na Banda.”

Como parte do projeto da Intervenção Artística serão realizados ensaios abertos na sede da Corporação. Os músicos de Campinas estão convidados a comparecer nos ensaios para tocar e se integrar ao conjunto, numa grande jam session, sem qualquer restrição quanto a instrumento participante. O primeiro ensaio aberto já acontecerá no próximo dia 02 de setembro, terça-feira, das 18h30 às 21hs. 

Depois dos ensaios abertos, serão realizadas duas apresentações públicas, onde o músico Livio Tragtenberg irá integrar-se ao repertório da Corporação, com sonoridades eletrônicas e com o clarone, entre outros instrumentos, realizando uma mixagem de sons inédita.

A partir dos ensaios, serão criadas coletivamente novas músicas para essas apresentações, incorporando os músicos de Campinas que comparecerem aos ensaios abertos, além da formação completa da Corporação Campineira dos Homens de Cor, com a regência de Paulo Dalgalarrondo.

As apresentações estão previstas para os dias 15 e 16 de novembro, a primeira no Largo da Igreja São Benedito ao lado da Estátua da Mãe Negra, e a segunda, no Galpão do Sesc Campinas. (Maura Voltarelli)

Reincorporação dos Homens de Cor
Intervenção artística com a Corporação Campineira dos Homens de Cor e Livio Tragtenberg numa iniciativa do SESC Campinas
Primeiro ensaio aberto
Dia 02 de setembro, terça-feira
Rua Luzitana, 170, Centro, Campinas, das 18h30 às 21hs

Apresentações:
Dia 15/11 – as 11hs, sábado, no Largo da Igreja São Benedito ao lado da Estátua da Mãe Negra.
Dia 16/11, as 16hs, domingo, no Galpão do SESC Campinas, a Rua Dom José I, 270/333 , Bonfim

Todas as atividades são gratuitas