
A programação da 16ª Mostra Curta Campinas será apresentada oficialmente nesta sexta-feira, 28 de agosto, na Fêmea Fábrica. O evento de lançamento, aberto ao público e com entrada gratuita, terá intervenção de videomapping assinada por Thiago Toshio Ogusko, exibição de quatro curtas-metragens selecionados da edição de 2025 e DJ Set com Kara Catharina. A pré-mostra já começa nesta semana, com duas oficinas voltadas à produção audiovisual.
“O lançamento da programação marca um momento importante na construção da Mostra Curta. É quando compartilhamos com o público as escolhas, as novidades, os encontros e as experiências que vão dar forma a esta 16ª edição”, destaca Mariana Atauri, coordenadora-geral da Mostra. “Mais do que apresentar o que vem pela frente, queremos fortalecer o diálogo com artistas, realizadores e espectadores, construindo juntos uma Mostra cada vez mais conectada à produção audiovisual e ao setor cultural da nossa região”, acrescenta.
Os filmes exibidos durante a noite serão a animação “Kabuki”, de Tiago Minamisawa; a ficção “Dalva da Rua Sete”, de Gab Lourenzato e Nanda Ferreira; a videodança “Mulheres de Arrimo – Transgredir para Amar”, de Elisa Costa, Mariana Jorge, Nara Cálipo e Pedro Spagnol, e o documentário “O Som da Pele”, de Marcos Santos.
As oficinas
Realizada por um coletivo de produtores e artistas da região de Campinas e da Atauri Produções, a Mostra Curta de 2026 acontece de 16 a 29 de setembro, mas já começa a movimentar a cena audiovisual de Campinas nesta semana com oficinas de videoclipes e videomaping. As inscrições são on-line, gratuitas e vão até quinta-feira (27/8).
“Produção de Videoclipes: Uma Experiência Prática”, ministrada pelo artista, pesquisador da imagem e de tecnologias digitais Dimitri Lomonaco, será realizada no sábado (29/8), das 14h às 20h30, na Fêmea Fábrica. A oficina propõe uma imersão prática no processo de criação e realização de um videoclipe da banda Lamúria Rataria, percorrendo todas as etapas da produção: do planejamento à gravação.
Os participantes terão contato com conceitos de linguagem audiovisual, construção estética, direção de fotografia, direção de cena, organização de set e fluxo de produção, vivenciando a dinâmica de uma produção profissional.
No domingo (30/8), o produtor e diretor de fotografia Bruno Vargas coordena a oficina “Vídeo ao Vivo: Imagens que Reverberam no Espaço” das 10h às 18h, no Paralelo Studio. A oficina propõe um mergulho criativo nas intersecções entre artes visuais e tecnologias contemporâneas, com foco na técnica do videomapping (projeção mapeada).
Explorando a imagem para além das telas tradicionais, os participantes irão experimentar a projeção como linguagem artística que transforma superfícies variadas (paredes, objetos, corpos) em plataformas de expressão visual. (Com informações de divulgação)
Serviço
Lançamento 16ª Mostra Curta Campinas
Data: 28 de agosto de 2026 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Fêmea Fábrica
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 576, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Oficinas
Produção de Videoclipes: Uma Experiência Prática
Data: 29 de agosto de 2026 (sábado)
Horário: 14h às 20h30
Local: Fêmea Fábrica
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 576, Centro, Campinas-SP
Inscrições: gratuitas até a quinta-feira (27/8) pelo link https://forms.gle/xVshYrJTSSwR6zuz7
Vídeo ao Vivo: Imagens que Reverberam no Espaço
Data: 30 de agosto de 2026 (domingo)
Horário: 10h às 18h
Local: Paralelo Studio
Endereço: Rua São Policarpo, 35, Padre Anchieta, Campinas-SP
Inscrições: gratuitas até a quinta-feira (27/8) pelo link https://forms.gle/2F9Gk1KK9AanV76w9
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




