Categories: Programe-se

Novo módulo do Café Filosófico reflete sobre felicidade e a vida humana

Eduardo Wolf (imagem acervo cpfl)

Com curadoria do filósofo Eduardo Wolf, ciclo de junho reúne debates inspirados em Aristóteles, Montaigne e John Stuart Mill

O Café Filosófico CPFL inicia, nesta quinta-feira (11), às 19h, as gravações do módulo “Clássicos da filosofia para os dias de hoje”, série de encontros que propõe uma reflexão contemporânea sobre felicidade, ética e vida humana a partir do pensamento de grandes filósofos da tradição ocidental. Com curadoria do filósofo e professor da Universidade de Brasília Eduardo Wolf, o módulo percorre ideias de Aristóteles, Michel de Montaigne e John Stuart Mill, conectando questões clássicas aos desafios e inquietações do presente. As gravações podem ser acompanhadas presencialmente no estúdio do Café Filosófico CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube

 A palestra de abertura, conduzida pelo próprio Eduardo Wolf, terá como tema “Aristóteles e a vida que vale a pena ser vivida”. Partindo da noção de eudaimonia, conceito grego tradicionalmente traduzido como felicidade, o encontro revisita a obra do filósofo grego para discutir quais formas de vida realmente conduzem à realização humana. A conversa propõe um olhar sobre temas como prazer, política, sabedoria e escolhas individuais, aproximando a filosofia aristotélica das experiências e dilemas contemporâneos.  

 “Os gregos acreditavam que a Filosofia poderia nos ajudar a descobrir qual é a melhor forma de vida possível para um ser humano. Mais de dois mil anos depois, seguimos confrontados por essa mesma pergunta. Talvez isso explique o porquê de Aristóteles ainda falar tão diretamente às nossas inquietações mais profundas”, afirma Eduardo Wolf. 

 Para o curador, o módulo busca demonstrar que os clássicos permanecem vivos e porque continuam oferecendo ferramentas para pensar o presente. “Filosofar não é um exercício distante da vida cotidiana, mas uma maneira de nos tornarmos mais lúcidos diante das escolhas que nos constituem. Esses pensadores atravessaram séculos, pois ainda nos ajudam a compreender quem somos e como queremos viver”, completa. 

 A programação de junho segue no dia 18 com a palestra “Montaigne e a inquietação de como ser feliz”, ministrada pelo professor Fillipe Mauro. O encontro explora os Ensaios do pensador francês Michel de Montaigne e sua busca por uma vida mais leve, consciente e sensível às transformações da existência. Já no dia 25, o cientista político Fernando Schüler conduz a palestra “John Stuart Mill – seu pensamento e o impacto no mundo contemporâneo”, abordando temas como liberdade individual, democracia, igualdade e florescimento humano a partir da obra do filósofo inglês. 

 Sobre o palestrante 

Eduardo Wolf é professor de Filosofia Antiga da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da instituição. Vice-diretor da Cátedra UNESCO-Archai sobre as Origens do Pensamento Ocidental e do Núcleo de Estudos Clássicos da UnB, integra grupos de pesquisa ligados à USP, Unifesp e UFRGS. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo, realizou estágio de pesquisa na Universidade Ca’Foscari, em Veneza, na Itália. Foi curador-assistente e editor de conteúdo do Fronteiras do Pensamento, fundador do suplemento cultural Estado da Arte, do jornal O Estado de S. Paulo, além de colaborador de diferentes veículos de imprensa e crítica cultural. 

 Ambiente inspirador de troca e aprendizado 

O Café Filosófico CPFL traz uma nova identidade visual e artística, incluindo cenário, para acompanhar a renovação do formato, que passa a ter a nova apresentadora, Tainá Müller, interagindo com os convidados e a plateia. O espaço do Café, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o novo cenário. O local possui climatização e é acessível a pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local. 

 Após a gravação e exibição ao vivo, as palestras ganham uma versão editada que é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 20h (com reprises às quartas, à 01h) e, posteriormente, disponibilizadas no YouTube. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana. 

 Serviço – Gravação Café Filosófico CPFL, com Eduardo Wolf, filósofo 

Quando: 11 de junho, quinta-feira, às 19h 

Onde: Instituto CPFL 

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas 

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h 

Participação online: canal do Café no YouTube 

Informações: institutocpfl.org.br 

Parceiro Carta

Recent Posts

Exposição traz a poética de Benjamin em diálogo com Campinas

Fotomontagem com a artista Carolina Engler (imagem arquivo pessoal- marta fontenele) O que a cidade…

1 hour ago

Bolsa Família reduz morte de brasileiras durante a gravidez e dos recém-nascidos, revela pesquisa

(imagem reprodução bolsa família) Estudos desenvolvidos ao longo da última década por pesquisadores do Centro…

2 hours ago

Flávio Bolsonaro aparece como o mais rejeitado na pesquisa Quaest após relação com Vorcaro

(pedro frança ag senado) Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra a liderança do presidente…

3 hours ago

Sonho de voar impulsiona o premiado solo de dança contemporânea ‘Colibri’

(foto mars selva - divulgação) O espetáculo “Colibri”, solo de dança contemporânea criado, interpretado e…

17 hours ago

Feverestival abre venda de ingressos para espetáculos e inscrições para oficinas

"Restinga de Canudos", da Cia. do Tijolo (foto alécio cezar - divulgação) O Feverestival –…

21 hours ago

Estação Cultura recebe a Feira Cult, com mais de 100 expositores, pintura ao vivo e oficinas

(foto divulgação) Campinas recebe nos dias 12, 13 e 14 de junho mais uma edição…

1 day ago