Mostra na Galeria Foto Ponto coloca no foco a arte alquímica da fotografia analógica

Casa do Sol, de Hilda Hilst, por Fabio Fantazzini (foto divulgação)

O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa), em parceria com a Galeria Foto Ponto e o Festival Hercule Florence, abre na tarde deste sábado, 21 de fevereiro, a exposição “Analógicas – Ateliê Fabio Fantazzini”, com obras de nove fotógrafos e o show “Choro no Quintal” na programação. Como o próprio nome adianta, a mostra reúne obras com base na técnica analógica, em diferentes linguagens e suportes, e pode ser visitada até 23 de março.

Entre os trabalhos expostos, está o ensaio fotográfico “Casa do Sol – Hilda Hilst”, com imagens registradas pelo fotógrafo e professor de fotografia Fabio Fantazzini no local que foi por décadas a morada da escritora, no bairro Shangilá, onde ela escreveu boa parte de sua obra.

Reúne também os olhares de Ana Angélica Costa, Carolina Engler, Lucrécia Mendonça, Márcia Piccin, Regina Rocha Pitta, Ricardo Lima, Suzana Barretto e Vane Barini, que foram alunos no ateliê de Fantazzini, em Barão Geraldo, e agora apresentam suas fotos ao lado do mestre.

No quarto escuro

As obras expostas foram feitas a partir de negativos, pinhole e processos alternativos, como a cianotipia. Para os organizadores, a exposição é uma viagem no tempo. Volta ao período em que a fotografia com câmera com filme passava por um processo lento no laboratório, quase alquímico, para então desvendar os “mistérios” por trás das imagens capturadas.

Diferentemente das câmeras digitais e celulares, em que se vê instantaneamente o resultado do clique e a imagem pode ser transportada para o computador, para a internet ou ser copiada para o papel em modernas impressoras, a fotografia analógica está envolta em líquidos químicos e luz controlada até ser revelada.

Esse processo começa com a revelação do filme, com precisão de temperatura e tempo cronometrado, para então se obter o negativo, que é colocado no ampliador, uma espécie de projetor que aumenta a imagem no papel fotográfico sensível à luz. Em seguida, o papel passa por banhos químicos, mergulhado no revelador, interruptor e fixador, tudo com muito controle, para finalmente se ver a fotografia.

Universo analógico

Objetos que remetem à época pré-digital estarão expostos na mostra: câmeras antigas, monóculos, ampliador, anotações. Segundo os organizadores de “Analógicas”, tudo foi preparado para dar uma noção do universo da fotografia analógica.

Nada mais apropriado, destacam, do que realizar uma exposição desse tipo na cidade que foi palco do nascimento do processo de fixação da imagem usando nitrato de prata, inventado em 1833 pelo francês Hercule Florence, morador de Campinas e criador da palavra “photographie”.

A reflexão proposta é de que, independentemente da técnica, a fotografia continua sendo a mesma, já que a imagem que se chegará ao final depende do olhar por trás da câmera, o conjunto de conhecimento e percepção do mundo que dá à pessoa o impulso para apertar o botão de disparo da câmera, seja ela analógica ou digital. (Com informações de divulgação)

Mais sobre Fabio Fantazzini
O fotógrafo Fabio Fantazzini desenvolveu em seu ateliê em Campinas trabalhos autorais que ganharam visibilidade dentro e fora do Brasil, como a documentação da histórica fábrica de Chapéus Cury, ensaio publicado na revista “Camera & Darkroom”. Seu extenso registro sobre ofícios artesanais está catalogado no Museu de Artes de Houston, nos Estados Unidos. Realizou ainda exposições a partir do fotografias do cemitério de La Recoleta, em Buenos Aires, do cotidiano de Campinas e da residência da escritora Hilda Hilst. Também professor de fotografia, deu aulas individuais para mais de uma centena de alunos em seu ateliê em Barão Geraldo de 1985 até o final da pandemia da Covid-19, por volta de 2022.

Serviço

Data: 21 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: abertura às 13h e show musical com “Choro no Quintal” às 15h
Visitação: até 23 de março, de quarta a sexta-feira das 16h às 19h e aos sábados das 10h às 18h
Local: Galeria Foto Ponto
Endereço: Rua General Osório, 1.631, Campinas-SP


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente