Após governo Lula baratear acesso à CNH, Detran-SP exclui baliza e permite câmbio automático

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) retirou o teste de baliza da prova prática para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão acontece após o governo Lula (PT) facilitar e baratear a retirada da CNH com o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas. Com a decisão, a CNH ficou até 80% mais barata.

Agora o Detran de SP retira a baliza que era um dos principais itens de reprovação do aluno. Além disso, o exame agora pode também ser feito utilizando veículo com câmbio automático.

Essas resoluções entraram em vigor nessa segunda-feira (26) e, segundo o órgão, têm a finalidade de ser “um modelo de avaliação mais moderno, objetivo e focado na condução segura e responsável”.

Se acordo com o Detran-SP, as medidas “têm o objetivo de simplificar etapas, reduzir custos e aprimorar a experiência do cidadão”.

Outros testes durante a prova continuam valendo, como conversões à direita e à esquerda, condução segura e uso da seta, entre outros.

Pelas novas regras divulgadas no fim de 2025 pelo governo federal, o curso teórico passou a ser gratuito. O governo fornece ao candidato todo o conteúdo de forma digital, mas também é possível frequentar aulas presenciais em autoescolas.

Anteriormente era obrigatório fazer 20 horas de aulas práticas, agora só duas horas são necessárias. O candidato, caso queira, também pode frequentar uma autoescola ou contratar instrutores autônomos.

Para tirar a CNH, o candidato ainda tem de passar e ser aprovado em dois exames.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente