Categories: MúsicaPrograme-se

Anelo 6teto lança álbum em homenagem ao distrito do Campo Grande

Detalhe da capa do álbum (foto levi macedo – divulgação)

O grupo instrumental Anelo 6teto lança nesta segunda-feira, 26 de janeiro, em todas as plataformas digitais, um álbum em homenagem ao distrito do Campo Grande, região de atuação do instituto, que trabalha a inclusão por meio da música, com aulas gratuitas na periferia de Campinas. 

Com participação especial do rapper e morador do distrito Bzoro, este é o primeiro lançamento do ano de um grupo ligado à instituição e marca a proposta do Anelo de trabalhar o tema cultura de paz em seus projetos ao longo de 2026.

Em seis faixas autorais, uma delas com letra de Bzoro e as demais instrumentais, o álbum “Campo Grande” faz referências a bairros e locais do distrito campineiro. A participação do rapper, por exemplo, é na música “Bassoli”, uma referência ao Jardim Bassoli. 

“No ano passado trabalhamos em nossas ações os 25 anos do Anelo e a trilha antirracista no nosso principal projeto, que é o Anelo na Escola, com apresentações e palestras nas escolas. Neste ano, a ideia é abordar como tema geral a cultura de paz e o tema vem ao encontro a uma necessidade atual de uma sociedade com tantas divisões”, diz o músico Luccas Soares, fundador do Anelo. 

A ideia, diz, é lançar um olhar diferenciado para o distrito, voltado à qualidade musical e aos talentos locais, uma mudança no olhar tradicional que se faz para as periferias, em um contexto de disputas territoriais.

(foto caio santos – divulgação)

Processo coletivo

“Tivemos a ideia de fazer esse álbum compondo uma música juntos, nos nossos ensaios. Nesta primeira música, pensamos em um partido alto, por ser um ritmo presente nas periferias. O restante do álbum foi baseado em conexões com o distrito”, conta o músico Vinícius Corilow, integrante do 6teto e diretor musical do álbum

Entre as músicas, há o rap sobre o Jardim Bassoli, bairro que, lembra Corilow, muitas vezes só é visto a partir da perspectiva da violência. O Cosmos foi outro bairro que inspirou uma faixa, uma canção mais lenta. Tem ainda “Elvira”, que homenageia a Escola Estadual Dona Elvira.

Corilow ressalta que o tema cultura de paz se encaixou com a ideia do grupo de expor as diversas culturas do Campo Grande: “É um distrito com vulnerabilidades e questões sociais complexas, mas também de coisas interessantes, paisagens bonitas, muitas culturas. Por isso, resolvemos trazer um olhar sobre todos os universos presentes ali, sem ignorar as dificuldades, o que tem tudo a ver com a cultura de paz”.

A produção da capa do álbum ficou a cargo de Levi Macedo, morador do distrito, guitarrista, professor do Anelo e especializado nas áreas de vídeo e fotografia. A ideia foi que ele trabalhasse a foto de uma paisagem, e a que se destacou foi uma do pôr do sol da região, com grande diversidade de cores. A imagem escolhida definiu uma identidade visual que põe o Campo Grande em primeiro plano, com o título e nome do grupo aparecendo mais discretamente. 

Realidade e poesia

Também morador do Campo Grande e amigo de infância do baterista do 6teto, Filipe Lapa, Bzoro, o rapper convidado pelo grupo, viu na proposta uma oportunidade de falar sobre os dramas e desafios do distrito, mas também sobre sua beleza e qualidades.

“Sempre quis passar a realidade de uma forma leve nas letras. Falo sobre o perigo das ruas, das escolhas que a gente faz, e o cenário influencia nisso. Falo da minha casa, pois moro aqui há 25 anos. De uma forma leve, rápida e simples, busco mostrar como é a vida dos que moram aqui”, diz.

Assim como mostra a capa do álbum, Bzoro ressalta ainda as belezas da vida cotidiana na região. “Outro dia alguém colocou fogo num terreno aqui, e todos saíram para ajudar a apagar. Há um senso de comunidade que se espalha pelo Campo Grande”, conta. “A música é sobre os bairros, o senso de comunidade, a visão dos meninos, pela minha visão. É sobre tudo isso, a pauta social, as coisas bonitas, o pôr do sol, em uma visão de artista, de uma forma poética.”

O sexteto

Formado por Deivyson Fernandez (piano), Filipe Lapa (bateria), Josias Teles (baixo elétrico), Marcelo Louback (saxofones e flautas), Leo Pelegrin (percussão) e Vinicius Corilow (saxofone, clarinete e clarone), o Anelo 6teto mescla a sonoridade de ritmos populares brasileiros, como o samba, o baião e o maracatu, com a improvisação e a vanguarda do jazz e o groove de gêneros da black music, como r&b, gospel, funk e soul.

Foi criado em 2019 para representar o  Anelo no Standard Bank National Youth Jazz Festival, na África do Sul. O sucesso no festival foi fundamental para que o grupo decidisse seguir carreira. Desde então, tem se apresentado em mostras de jazz e festivais. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Mulheres se unem em ato pelo fim dos feminicídios em frente à Prefeitura de Campinas

(foto adriana villar) Um ato pelo fim da violência contra as mulheres e feminicídios será…

10 minutes ago

Curso analisa o cinema de Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘O Agente Secreto’

(foto victor jucá - divulgação) Da época em que dividia sua carreira jornalística em Recife…

6 hours ago

Alienada e colonizada, nossa classe dominante não se identifica com a nação

(imagem slope records -ccl) Quando os loucos conduzem os cegos .Por Roberto Amaral. “Não são…

1 day ago

Turilândia, a grande obra da direita e da extrema direita brasileira

(imagem divulgação) Turilândia, cidade do Maranhã de 31 mil habitantes, se tornou a grande marca…

2 days ago

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

3 days ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

3 days ago