A maior identiciação política do brasileiro é com o PT, revela pesquisa Datafolha

(foto ricardo stuckert – pr)

A fake news de que o brasileiro é conservador caiu por terra novamente com uma novo levantamento sobre a identificação político partidária. Os brasileiros se identificam mais com o PT, um partido considerado de esquerda e progressista, do que qualquer outro partido ou corrente, segundo a nova pesquisa Datafolha. Uma outra pesquisa já havia mostrado que o brasileiro é progressista, muito diferente do discurso dos extremistas de direita conservadores.

Ao longo dos 11 levantamentos realizados desde 2022, os apoiadores de Lula foram maioria em nove ocasiões. Na nova pesquisa, o liderança pestista aumentou. A pesquisa mais recente foi feita após a prisão e condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, além de episódios anteriores de prisão preventiva e prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares.

De acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada pela Folha, 74% dos entrevistados se posicionam como petistas ou bolsonaristas. Mas o grupo identificado com o partido de Lula (PT) soma 40%, a maioria absoluta, 6 pontos percentuais afrente dos simpatizantes da extrema direita bolsonarista (PL), que representam 34%, encerrando um período de empate técnico observado no levantamento anterior.

O estudo foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 pessoas de 16 anos ou mais, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Outros 18% dos entrevistados se colocaram como neutros, 6% afirmaram não apoiar nenhum dos dois lados e 1% não soube responder.

Na pesquisa anterior, feita no fim de julho, 76% da população se enquadrava como petista ou bolsonarista. Naquele momento, os dois grupos apareciam tecnicamente empatados, com 39% próximos ao PT e 37% alinhados a Bolsonaro.

Desde dezembro de 2022, o Datafolha utiliza uma escala para medir esse alinhamento político. A pergunta apresentada aos entrevistados é: “considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?”. Quem responde 1 ou 2 é classificado como bolsonarista, enquanto as respostas 4 ou 5 indicam identificação com o petismo. O número 3 corresponde à posição neutra.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente