O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo, 7 de dezembro, a 15ª edição do Encontro de Folias de Reis no Casarão. A programação vai das 10h às 16h e reúne quatro companhias tradicionais de reisado de Campinas. A entrada é gratuita, com almoço oferecido pela organização.
Participam desta edição as companhias Ases do Brasil, Voz do Oriente, São José Operário e Missão Sagrada, conduzidas pelos mestres Sebastião Vitor Rosa, José Ribeiro de Moraes, Anésio Manoel e Marcos Rogério Ricardo.
Criado em 2009, o encontro deste ano é realizado pelo grupo Caixeiras da Guia, dentro do projeto “Salve Santo Reis, Salve as Folias de Reis!”, sob gestão do agente cultural Almir da Silva Pinheiro. O objetivo é fortalecer, divulgar e manter vivas as expressões populares, reunindo artistas, famílias e moradores em um ambiente de convivência.
Manifestação popular ligada ao catolicismo rural, a Folia de Reis celebra o nascimento de Cristo, recria a peregrinação dos três Reis Mago e a jornada da Sagrada Família em sua fuga para o Egito em versos, cantorias e rituais. Desde 2018, é considerada patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc).
O evento também conta com um presépio para visitação e um amplo quintal arborizado, que funciona como ponto de encontro e troca entre os visitantes. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 7 de dezembro
Horário: das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Casarão
Endereço: Rua Aracy de Almeida Câmara, 291, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…