A 25ª edição da Marcha Zumbi dos Palmares, evento que marca o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, toma as ruas de Campinas no próximo dia 20 de novembro. A marcha é organizada pelo movimento negro e antirracista da cidade e terá concentração na Estação Cultura, a partir das 9h.
Neste ano, a marcha presta homenagem à II Marcha Nacional de Mulheres Negras, com o tema “Por reparação e pelo bem viver”. O trajeto seguirá da Estação Cultura e passará por ruas centrais da cidade: 13 de Maio, Conceição, Barão de Jaguara, General Osório, Avenida Anchieta, Rua Tomaz Alves e Avenida Francisco Glicério.
O encerramento está previsto para as 13h, com um ato público no Largo do Rosário, no Centro de Campinas. O evento é considerado um símbolo das lutas e conquistas do povo negro e integra o calendário de mobilizações em defesa da igualdade racial e da valorização da cultura afro-brasileira.
Segundo os organizadores, a Marcha Zumbi dos Palmares é um espaço de valorização da identidade negra, com apresentações culturais, batuques e expressões da religiosidade de matriz africana, além de ser um ato de denúncia contra o racismo.
Realizada pela primeira vez em 2000, a marcha de Campinas integrou o movimento nacional que contribuiu para a criação da Lei nº 12.519/2011, que instituiu o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra em todo o país. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 20 de novembro
Horário: concentração às 9h
Local: saída da Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…