A Sala dos Toninhos, na Estação Cultura de Campinas, recebe neste domingo, 9 de novembro, a partir das 14h, a terceira edição do Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória, com o Grupo Casa Caiada e participação das cantoras Ieda Cruz e do DJ Lucas Barata. A entrada é gratuita.
Formado pelos irmãos Sotil, o Casa Caiada nasceu das rodas de samba de quintal em Campinas, trazendo o samba como energia, memória e resistência cultural.
Referência regional, o grupo mistura sambas de breque, ritmos sincopados e composições autorais. Com disco lançado, já levou o samba campineiro a palcos internacionais, incluindo apresentação em Angola.
O Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória foi lançado em setembro deste ano e tem mais uma edição programada para dezembro. Criado pela Rede Usina Geradora e Ponto de Cultura NINA, abre espaço para mestras e mestres da cena do samba em Campinas e região de várias gerações.
Além das apresentações musicais, também busca criar um espaço de encontro e convívio entre as pessoas e evidenciar os patrimônios imateriais e materiais da cidade, aliando gastronomia, tradição e arte brasileira em um local histórico de Campinas.
O projeto é uma produção que nasceu do Samba da Vila, projeto de samba que circulou nos bares da Vila Industrial em 2016 e 2017, e que encontrou seu ponto de parada oficial na Sala dos Toninhos. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 9 de novembro de 2025 (domingo)
Horário: a partir das 14h;
Local: Sala dos Toninhos (Estação Cultura);
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1.050, Vila Industrial, Campinas-SP, com entrada para estacionamento gratuito
Ingressos: entrada gratuita
(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…
(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…
(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…
(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…
(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…
(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…