Artista mexicana provoca reflexão sobre a violência em performance de seis horas

(foto maria clara carmona – divulgação)

A performance “Metáforas para a Sobrevivência”, da artista mexicana Fauste Gracia, abre uma programação especial neste fim de semana no espaço de arte contemporânea AT|AL|609, em Campinas, com apresentações que exploram o corpo como campo de investigação artística seguidas conversas com artistas abertas ao público.

Com duração de seis horas, a performance de Fauste Gracia, que será apresentada na sexta-feira (14), reflete sobre a violência estrutural enfrentada cotidianamente por pessoas trans, usando a metáfora da chama como símbolo da resistência diante do esgotamento físico, mental e social.

A artista mantém a vela acesa apenas com o controle da respiração. Corpo, mente e fôlego tornam-se instrumentos de persistência e cuidado, representado tanto a fragilidade da existência quanto a força.

“Metáforas para a Sobrevivência” nasceu da pesquisa de doutorado de Fauste Gracia e de suas vivências pessoais como pessoa trans e dissidente. Reconhecida por suas ações de longa duração, a artista já realizou performances no Brasil em Limeira (2013), quando colocou o corpo em contato com gelo e rosas, e em Campinas (2015), tecendo fios e teias.

Atualmente, sua pesquisa aborda práticas de cuidado, questionando estruturas de poder e discursos institucionais relacionados à transexualidade e corpos dissidentes. Além da performance, Fauste desenvolve trabalhos em curadoria, gestão cultural e pedagogia da arte, com participações em exposições no México, América Latina e Europa, além de projetos voltados à conscientização e ao reconhecimento da comunidade LGBTQIA+.

A força do cabelo

No sábado (15), a artista Andrea Mendes realiza a performance “Desembaraçando Memórias”, ativando a obra “Pelo Manto”, parte da exposição “Pelo: O Arquivo do Tempo e da Memória”, aberta no dia 15 de outubro e que segue em cartaz até dia 21 de novembro.

Na ação e na mostra, Andrea investiga o cabelo como suporte simbólico e material. “Esse projeto não nasceu de uma curiosidade acadêmica fria, mas de uma profunda interseção entre a história da humanidade e a minha própria pele. O cabelo, para mim, é a matéria bruta que carrega o tempo, o afeto e o manifesto”, afirma a artista, doutoranda em Artes Visuais na Unicamp.

A ativação propõe um novo encontro entre corpo e público, abrindo espaço para conversas sobre identidade, memória, ancestralidade e poéticas do íntimo.

Desde 2010, o espaço AT|AL|609 realiza atividades nas artes visuais e performance, prática que nasceu na metade do século XX, rompendo as fronteiras artísticas, incorporando, interagindo e intervindo no mundo, e criando novas relações entre os artistas, sua arte e o público.

Entre essas iniciativas destacam-se o festival Atos em Ações – Internacional, intervenções artísticas em espaços como o Cândido Ferreira e o Ciclo de Ações Performáticas, realizado de forma on-line durante a pandemia. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 14 e 15 de novembro de 2025
Local: AT| AL| 609
Endereço: Rua Antônio Lapa, 609, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

SEXTA-FEIRA – DIA 14
“Metáforas para a Sobrevivência” – Fauste Gracia (México),
Performance das 13h às 19h
Conversa entre artista e público às 19h30

SÁBADO – DIA 15
“Desembaraçando Memórias” – Andrea Mendes
Visitação à exposição “Pelo” das 14h às 16h
Performance às 14h30
Conversa entre artista e público após a performance

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

6 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

12 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

22 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago