Categories: Economia Política

Projeto que abre brecha para arranha-céus em Barão entra na pauta de votação

O Projeto de Lei Complementar nº 03/2024, que cria o Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) e altera as regras de zoneamento de Barão Geraldo, volta à pauta da Câmara Municipal de Campinas nesta quarta-feira, 22 de outubro. A proposta, de autoria do Executivo, abre brecha para construções de até 100 metros de altura, o equivalente a 30 andares, no distrito.

O texto tramita de forma acelerada no Legislativo e irá à votação em segunda discussão, definitiva, sem passar por todas as Comissões Permanentes da Câmara. Segundo o vereador Wagner Romão (PT), o projeto ainda está sob análise da Comissão de Meio Ambiente, mas o líder do governo, Paulo Haddad (PSD), teria articulado para levá-lo diretamente ao Plenário sem a apreciação da Comissão de Ciência e Tecnologia, entre outras.

De acordo com Romão, a Prefeitura reintroduziu no projeto dispositivos que permitem edificações acima do limite acordado com a população, fixado em 14 metros (cerca de quatro andares) durante as audiências públicas realizadas nos últimos dois anos.

A nova versão incluiria a possibilidade de arranha-céus de até 30 andares, sob a justificativa de que seriam moradias sociais — o que, segundo o parlamentar, abre margem à especulação imobiliária. “Há um detalhe não explicado por eles no texto que remete à Lei Complementar nº 312, a qual permite sim construções de até 100 metros de altura”, diz Romão.

“Além da composição visual com essas estruturas, prédios desse tipo concentrarão muito mais pessoas do que já estava previsto pela população local. Isso significa mais problemas para quem já vive ali e convive com a falta de vagas em escolas, problemas relacionados à saúde, fluxo de carros e mais desequilíbrio ambiental da região”, acrescenta o parlamentar.

Um abaixo-assinado on-line que denuncia a manobra e pede a retirada do trecho que permite edificações acima do limite anterior já soma 1,6 mil assinaturas, segundo Romão.

A votação está marcada para quarta-feira (22), às 18h, no Plenário da Câmara Municipal.

Carta Campinas

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

7 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

9 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

10 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

15 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

1 day ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

1 day ago