
O grupo Caixeiras das Nascentes, formado por mulheres percussionistas de Campinas, fará neste domingo, 12 de outubro, a tradicional Congada Rosário das Caixeiras das Nascentes, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e às comunidades negras que historicamente ocuparam o Largo do Rosário com seus cantos, batuques e expressões de fé. A programação começa às 10h na Praça Anita Garibaldi (Monumento da Mãe Preta), no Centro de Campinas, es egue no período da tarde, a partir das 16h, no Terreiro da Vó Benedita, na Vila Ipê.
A Congada Rosário das Caixeiras das Nascentes nasceu em 2017, após o grupo realizar pesquisas sobre o tema em Fagundes (MG), com o Moçambique do Mestre Júlio. Desde então, o cortejo se tornou parte do calendário cultural da cidade. O evento une fé e reforça a presença da cultura negra em espaços históricos de Campinas.
Neste ano, a celebração ganha ainda mais significado com o reconhecimento oficial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dos Saberes do Rosário – Reinados, Congados e Congadas como Patrimônio Cultural do Brasil, em 18 de junho de 2025. O título valoriza a importância dessas manifestações para a identidade, memória e resistência do povo negro.
Fundado em 2009 pela artista e pesquisadora Cristina Bueno, o grupo tem a música como forma de partilha e celebração. Inspiradas nas Caixeiras do Maranhão e nos Moçambiques de Minas, as integrantes buscam preservar e reinterpretar as manifestações populares brasileiras, especialmente a arte das Caixas do Divino, tambor tradicional das festas do Maranhão.
Sob a condução da Mestra Caixeira Régia Cristina Bueno e da Contra Mestra Caixeira Mor Inês Vianna, o grupo promove pesquisas, apresentações e vivências sobre os ritmos, cantos e danças que compõem o universo da cultura popular. Suas atividades incluem oficinas, intervenções em escolas, universidades e festivais, sempre com o propósito de manter viva a ancestralidade e os saberes da tradição. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 10h e 16h
Local: Praça Anita Garibaldi (Monumento da Mãe Preta), em frente à Igreja de São Benedito (10h), e Terreiro da Vó Benedita (16h)
Endereço: Rua Cônego Cipião, 346-430, Centro, e Rua Meciaçu, 184, Vila Ipê.
Ingressos: evento gratuito; durante a celebração no terreiro, o grupo pede uma contribuição solidária de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que serão destinados a ações assistenciais
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




