
A Câmara de Campinas realiza nesta quarta-feira (10) uma homenagem ao prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho, assassinado a tiros no dia 10 de setembro de 2001, aos 49 anos, durante o seu mandato. O crime prescreveu em 2021, o inquérito foi arquivado e até hoje não se sabe sua motivação e autoria.
A homenagem, uma iniciativa das vereadoras Paolla Miguel (PT) e Guida Calixto (PT) e do vereador Wagner Romão (PT), está marcada para ocorrer um pouco antes do início da primeira parte da sessão legislativa, a partir das 16h30, no Plenário da Casa. A atividade marca os 24 anos da morte do prefeito, eleito pelo PT e que ocupava o cargo há apenas oito meses.
“Já são 24 anos e, ainda hoje, a população de Campinas sente a perda do companheiro Toninho. Ele era uma liderança jovem do PT, um urbanista reconhecido, estudioso da nossa cidade, que havia sido eleito prefeito. Sua morte violenta ceifou sonhos e deixou muita saudade, além de um sentimento amargo do que poderia ter sido seu governo se estivesse vivo. Vamos homenagear Toninho e manter sua memória e seu legado vivos”, afirma Paolla Miguel.
Segunda a vereadora, essa será mais uma chance de celebrar sua vida, seu legado e exigir justiça. Durante todo o período de investigação, a viúva de Toninho, a psicanalista Roseana Moraes Garcia, defendeu que o marido foi vítima de um crime político.
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




