Atividade na nova biblioteca. (Foto de Ana Paula Benini)
A Fundação Síndrome de Down (FSDown) inaugura, no próximo dia 20 de setembro, a Biblioteca Rubem Alves, novo espaço dedicado à leitura, à cultura e à inclusão social. Pensada para ser “uma biblioteca de todos e para todos”, a iniciativa busca ampliar o acesso ao livro e fortalecer a convivência comunitária em Campinas, especialmente no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada.
A cerimônia será realizada na sede da instituição (Rua José Antônio Marinho, 430, com entrada também pela Praça Pedro Cané) e contará com leituras e atividades culturais abertas ao público e contará com a participação de Raquel Alves (filha de Rubem Alves) e Maria Amélia Moscom (presidente do Instituto Rubem Alves).
Originalmente a biblioteca foi construída para a Mostra Sustentável de 2016, mas a estrutura foi repensada pela FSDown, que enxergou em seu potencial a oportunidade de transformá-la em um novo ponto de encontro cultural e comunitário.
“Mais do que um espaço de livros, a Biblioteca Rubem Alves se propõe a levar suas atividades também para além de suas paredes, conectando pessoas por meio da literatura e do aprendizado coletivo”, comenta Nayara Borges, bibliotecária responsável pelo local, que conta com o apoio da auxiliar de biblioteca Andrea Mello.
A biblioteca contará com uma série de ações permanentes que estimulam a leitura e fortalecem vínculos com a comunidade, como: leitura na praça, visitas de escolas, oficinas de incentivo à leitura, atividades de contação de histórias, entre outras.
A biblioteca presta homenagem ao escritor mineiro Rubem Alves, que viveu grande parte de sua trajetória em Campinas. Professor na Unicamp, psicanalista, teólogo e conferencista, Rubem Alves marcou a educação e a literatura brasileira com sua prosa poética e sua defesa da inclusão. Parceiro da FSDown desde seus primeiros passos, deixou um legado de sensibilidade, humanismo e inspiração, que agora ganha continuidade neste espaço cultural.
Congresso “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?”
Além de, em 2025, ter completado 40 anos de luta pela inclusão, em novembro de 2025, a FSDown realizará o congresso “Eu tenho Síndrome de Down, e daí?”, evento pioneiro que integra o IX Congresso Brasileiro de Síndrome de Down e o VII Congresso Ibero-americano de Síndrome de Down. Com a participação de delegações de 19 países da Ibero América, o encontro terá como foco a vida adulta, independência, trabalho, afetividade e a superação de desafios enfrentados pelas pessoas com Síndrome de Down. A programação inclui palestras, apresentações, workshops e oficinas para fomentar conhecimentos atualizados e fortalecer redes de apoio nas áreas de inclusão escolar, profissional e social.
Mais informações em https: //fsdown.org.br/congresso2025/
Instagram:
@fsdown
Data: 20 de setembro de 2025
Local: Fundação Síndrome de Down – Rua José Antônio Marinho, 430, Barão Geraldo, Campinas – SP
Horário: a partir das 10h
Programação completa:
10h00 – Recepção e Coffee Break
10h20 – Abertura Oficial do Evento
10h30 – Leitura de Textos de Rubem Alves
10h50 – Descerramento da Placa da Biblioteca
11h00 – Espaço de Fala: Convidados Especiais
12h00 – Encerramento
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…