‘Caticaranga’ se inspira em Platão e Shakespeare para falar de utopia, poder e medo

(foto ivan lucca – divulgação)

O grupo cAriCajU, coletivo multiartístico formado por músicos e artistas da cena, leva ao palco no próximo domingo, 7 de setembro, a peça teatral “Caticaranga, Eu Não Vou Parar”. Com direção de Tiche Vianna e direção musical de Marcelo Onofri, a montagem será apresentada em duas sessões no Teatro Barracão, em Barão Geraldo, Campinas.

A obra é uma tragicomédia que explora temas como utopia, poder, medo do desconhecido, desigualdade social e crises – ecológicas, sociais ou coletivas. Inspirada no Mito da Caverna de Platão e no texto “Coriolano”, de Shakespeare, a peça se passa em uma realidade distópica, em um mundo à beira do colapso hídrico, onde pessoas vivem em “Tocas”, estruturas subterrâneas secretas, enquanto a superfície é dominada pela elite econômica, os “Dedicados”.

Na toca Caticaranga, um grupo de jovens vive preso pelo medo e pela conformidade, até a chegada de Iotobia (do árabe “utopia”), um sonhador imigrante em busca refúgio para fugir das bombas da patrulha, que desafia suas crenças e os provoca a imaginar uma vida fora dali. Iotobia .

Ao incentivar os moradores de Caticaranga a sair da toca e confrontar a realidade, ele traz aos habitantes uma nova perspectiva a respeito de como lidamos com nossa sensibilidade humana mesmo durante momentos de crise e conflito. Entre o medo do desconhecido e a ânsia por liberdade, surgem questões sobre o que é verdade, se é possível mudar, como lidar com o conflito entre ficar ou partir e como encontrar coragem para agir. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7 de setembro (domingo)
Horário: sessões às 18h e às 19h30
Local: Teatro Barracão – Território das Artes
Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, Campinas-SP
Ingressos: contribuição no formato “pague o quanto vale”

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago