‘Caticaranga’ se inspira em Platão e Shakespeare para falar de utopia, poder e medo

(foto ivan lucca – divulgação)

O grupo cAriCajU, coletivo multiartístico formado por músicos e artistas da cena, leva ao palco no próximo domingo, 7 de setembro, a peça teatral “Caticaranga, Eu Não Vou Parar”. Com direção de Tiche Vianna e direção musical de Marcelo Onofri, a montagem será apresentada em duas sessões no Teatro Barracão, em Barão Geraldo, Campinas.

A obra é uma tragicomédia que explora temas como utopia, poder, medo do desconhecido, desigualdade social e crises – ecológicas, sociais ou coletivas. Inspirada no Mito da Caverna de Platão e no texto “Coriolano”, de Shakespeare, a peça se passa em uma realidade distópica, em um mundo à beira do colapso hídrico, onde pessoas vivem em “Tocas”, estruturas subterrâneas secretas, enquanto a superfície é dominada pela elite econômica, os “Dedicados”.

Na toca Caticaranga, um grupo de jovens vive preso pelo medo e pela conformidade, até a chegada de Iotobia (do árabe “utopia”), um sonhador imigrante em busca refúgio para fugir das bombas da patrulha, que desafia suas crenças e os provoca a imaginar uma vida fora dali. Iotobia .

Ao incentivar os moradores de Caticaranga a sair da toca e confrontar a realidade, ele traz aos habitantes uma nova perspectiva a respeito de como lidamos com nossa sensibilidade humana mesmo durante momentos de crise e conflito. Entre o medo do desconhecido e a ânsia por liberdade, surgem questões sobre o que é verdade, se é possível mudar, como lidar com o conflito entre ficar ou partir e como encontrar coragem para agir. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 7 de setembro (domingo)
Horário: sessões às 18h e às 19h30
Local: Teatro Barracão – Território das Artes
Endereço: Rua Eduardo Modesto, 128, Vila Santa Isabel, Campinas-SP
Ingressos: contribuição no formato “pague o quanto vale”

Cultura Carta

Recent Posts

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

2 hours ago

Viola caipira e cravo barroco se encontram em shows comentados com Ricardo Matsuda e Patricia Gatti

(foto mariana petrucci - divulgação) Duas tradições e memórias musicais distintas – as da viola…

4 hours ago

Mostra de cinema e curso entram no universo do cineasta dinamarquês Lars Von Trier

"Europa" (foto divulgação) A partir desta terça-feira, 10 de março, o Sesc Campinas exibe a…

5 hours ago

Lava Jato 2: quando vão vazar as quebras de sigilo de Ibanês, Castro, Ciro Nogueira e Campos Neto?

(imagem reprodução) A Lava Jato 2 (conluio mídia e investigação), é como está sendo chamada…

10 hours ago

Investigação PF no caso BolsoMaster tem viés político em conluio com a mídia

Lava Jato 2 Nassif: Polícia Federal, a um passo de se tornar polícia política Se…

22 hours ago

Mulheres com dupla jornada terão mais contato com os filhos com fim da escala 6×1

Tiffane Raany (foto marcelo camargo - ag brasil) O governo federal defende o debate público…

23 hours ago