Categories: Programe-se

Campinas terá programação especial e gratuita na 19ª Primavera dos Museus

(foto firmino piton – pmc)

Campinas participa da 19ª edição da Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2025, o tema é “Mudanças Climáticas”, e a programação local acontece de 18 a 29 de setembro em museus e equipamentos culturais municipais, com atividades gratuitas para diferentes públicos.

A abertura será no dia 18 de setembro, às 15h, no Observatório Municipal Jean Nicolini, no distrito de Joaquim Egídio, com a inauguração de murais do edital Campinas Arte Urbana – Paisagens Artísticas no Ambiente Urbano.

As obras foram criadas pelos artistas Luíza Marinho Perego, Anderson Chagas Ferreira e Giovanna Sartori Pereira, e destacam a relação entre ciência, cidade e espaço urbano.  Um dos murais homenageia o astrônomo Júlio Lobo, que trabalhou 47 anos no observatório e faleceu em 2024.

No dia 20, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (Maac), acontece a vivência Kemetik Yoga, inspirada na prática ancestral do Egito Antigo. Os participantes conhecerão a história, os princípios e farão exercícios guiados que trabalham equilíbrio, disciplina e autoconhecimento. A atividade será das 10h às 12h.

No mesmo dia, o Bosque Interativo vai abordar temas de educação ambiental, como conservação de espécies, biologia animal e prevenção de zoonoses. O público poderá participar de atividades práticas e ter contato direto com diferentes animais no Museu de História Natural, das 9h às 15h.

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas realiza a atividade Escuta Ativa no dia 22, aproximando público, servidores e gestores. O encontro abre espaço para sugestões sobre a organização, o plano museológico, a film commission e a programação especial dos 50 anos do MIS.

 No dia 28, às 15h30, haverá uma sessão especial sobre poluição luminosa no Planetário Municipal, mostrando como a iluminação artificial interfere na observação do céu e impacta o meio ambiente e os astros visíveis.

Encerrando a programação, o Museu da Cidade – Casa de Vidro recebe o Encontro da Rede de Acervos e Instituições Culturais de Campinas no dia 29, das 9h às 17h. Pela manhã, será realizada uma assembleia para definir a organização e funcionamento da rede. À tarde, o Instituto Maurício Nogueira promove uma oficina sobre técnicas de acondicionamento de obras, voltada à preservação de objetos culturais. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

18 minutes ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

4 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

4 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

5 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago

‘Pudor em Chamas’ leva releitura contemporânea de Nelson Rodrigues ao Castro Mendes

(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…

1 day ago