Marco Aurélio Bilibio Carvalho (Foto: arquivo pessoal)
Nesta quinta-feira (18), o psicólogo Marco Aurélio Bilibio Carvalho reflete sobre ansiedade climática e os impactos da crise ambiental na saúde mental
Às vésperas da COP30, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que reunirá, em novembro, líderes mundiais, cientistas, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil, em Belém (PA), para discutir ações de enfrentamento às mudanças climáticas, o Café Filosófico CPFL lança um novo módulo alinhado a essa pauta global. Nesta quinta-feira (18), às 19h, estreia a série “Saúde mental e natureza”, que propõe reflexões sobre a interdependência entre o equilíbrio do planeta e o bem-estar humano.
Ao longo de duas palestras, o módulo discutirá, sob diferentes perspectivas, a relação entre seres humanos e o meio ambiente. Um dos enfoques será o impacto da crise climática na saúde mental, com destaque para a chamada ansiedade climática, cada vez mais presente, sobretudo entre os jovens. Outro será a valorização de filosofias ancestrais indígenas, que revelam compreensões originais sobre o conceito de bem-estar e ampliam o olhar sobre as conexões entre vida, saúde e natureza.
A abertura ficará a cargo do psicólogo clínico Marco Aurélio Bilibio Carvalho, com o tema “Ansiedade Climática e a Era da Incerteza”. O especialista abordará como o agravamento da crise climática tem provocado efeitos psíquicos relevantes, entre eles o aumento de casos de ansiedade relacionados a projeções de um futuro ambientalmente catastrófico.
A palestra apresentará dados estatísticos sobre o fenômeno e explorará sua dimensão subjetiva, ressaltando a fenomenologia do sofrimento psíquico associado à degradação ambiental. Bilibio também discutirá as conexões profundas entre a psique humana e o mundo natural, além da lenta transição de uma visão de mundo centrada na tecnologia para outra que reconhece o planeta como organismo vivo, lar e fonte de sabedoria ecológica. O encontro acontece no estúdio do Café Filosófico CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O encerramento do módulo ocorre no dia 25, com o escritor e ambientalista Kaká Werá, que tratará do tema “A cosmovisão do bem-estar”, destacando saberes e filosofias indígenas sobre saúde e natureza.
Sobre o palestrante
Marco Aurélio Bilibio Carvalho é psicólogo clínico com mestrado em Psicologia Clínica e Cultura e doutorado em Sustentabilidade pela Universidade de Brasília. Introdutor da Ecopsicologia no Brasil, foi presidente da International Ecopsychology Society e hoje dirige o Instituto Brasileiro de Ecopsicologia. Com mais de 35 anos de experiência clínica, é gestalt-terapeuta, analista junguiano e membro da Associação Brasileira de Gestalt-terapia, da Associação Junguiana do Brasil e da International Association of Analytical Psychology. É também docente em institutos de formação no Brasil e no exterior, além de autor de capítulos de livros e artigos na área.
Confira a programação do módulo:
18/09 – quinta-feira, 19h – Ansiedade climática e a era da incerteza, com Marco Aurélio Bilibio, psicólogo
25/09 – quinta-feira, 19h – A cosmovisão do bem-estar, com Kaká Werá, escritor e ambientalista
Serviço
Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Marco Aurélio Bilibio Carvalho, psicólogo
Quando: 18 de setembro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
Participação on-line: canal do Café no YouTube
Informações: institutocpfl.org.br
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…