Itamar Vieira Junior bate-papo sobre sua obra, temas de seus livros e processo criativo em Campinas

(foto uelden galter – divulgação)

O escritor baiano Itamar Vieira Junior, um dos mais importantes da literatura brasileira contemporânea, estará em Campinas nesta sexta-feira, 22 de agosto, para o bate-papo “A Chama Permanente da Escrita” no Espaço Multiuso do Sesc Campinas a partir das 19h.

Vieira Junior ganhou destaque no cenário literário brasileiro e internacional com seu romance de estreia, “Torto Arado”, lançado em 2019. A obra foi a vencedora de importantes prêmios literários, entre ele o LeYa, Jabuti e Oceanos.

Em 2023, o escritor publicou “Salvar o Fogo”, conquistando novamente o Prêmio Jabuti. Os romances abordam questões sociais, culturais, espirituais e a força feminina, e são os dois primeiros de uma trilogia que será concluída com “Coração sem Medo”, que deverá chegar às livrarias em outubro e será o primeiro ambientado na cidade, mais especificamente em Salvador, onde nasceu o autor.

No bate-papo, Vieira Jr. falará sobre seu processo criativo e também sobre os temas que permeiam sua escrita, que giram essencialmente sobre a terra, assunto com a qual o autor tem uma relação bastante estreita. Geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos, paralelamente à sua carreira literária, ele é servidor público no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), atuando especialmente junto a comunidades quilombolas.

O encontro no Sesc será mediado por Adriana Ferreira Silva, jornalista, escritora, curadora e palestrante. Cofundadora da Grená – Agência de Criação, ela atua como curadora da Jornada Galápagos de Jornalismo e escreve para as revistas “Quatro Cinco Um” e “Numéro Brasil”.

Serviço

Data: 22/8 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Multiuso do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita com retirada de ingressos a partir de duas hoaras antes na Loja Sesc

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

20 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

21 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

21 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

22 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

23 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago