
O duo instrumental Sonâncias, formado pelos músicos Guilherme Ribeiro ao piano e Fernando Baeta na guitarra, apresenta o show “Eu Vi a Música no Ar” neste sábado, 16 de agosto, às 20h, no espaço Rabeca Cultural, em Sousas, Campinas.
A base do repertório é o primeiro álbum da dupla, que dá nome ao show. Lançado em 2024, reúne dez músicas autorais. Entre os destaques, estão a faixa título, de Fernando Baeta, uma bossa nova inspirada na vista que se tem quando se olha a cidade do Rio de Janeiro do Cristo Redentor, e a suíte ternária “Do Retiro ao Japi”, de Guilherme Ribeiro, referência à natureza da Serra do Japi.
Influenciados pela música brasileira e sua diversidade rítmica, a sonoridade do Sonâncias dialoga com a obra de Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Milton Nascimento e Dori Caymmi, dentre muitos outros.
O duo, formado em abril de 2022, é um reencontro de velhos amigos e marca a retomada de uma parceria musical que marcou época no extinto bar e restaurante Estação Santa Fé entre 1999 e 2007. Foi lá que Guilherme e Fernando ajudaram a fomentar a cena artística no distrito de Barão Geraldo.
Os músicos
Guilherme Ribeiro é pianista, acordeonista, compositor e arranjador, mestre em Performance Musical pela UFMG e bacharel em Música Popular pela Unicamp. Atuou ao lado de Paulo Moura, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Jamil Maluf (OER), Isaac Karabtchevsky (Osesp), Fabiana Cozza, Dominguinhos, João Donato, Mariana Aydar, Céu, Luiz Tatit, O Teatro Mágico, Zizi Possi, Virgínia Rosa e Titãs.
O músico tocou em festivais internacionais, como Montreal Jazz Festival (Canadá), North Sea Jazz Festival (Holanda), JVC Jazz Festival (França), Sfinks (Bélgica), Coachella (EUA), National Arts Festival Makhanda e South Africa Association for Jazz Education (África do Sul).
Já lançou sete discos de carreira e é professor na Faculdade Souza Lima e na Emesp Tom Jobim, tendo dado aulas também no Arcevia Jazz Feast, na Itália; na Jacobs School of Music, na Indiana University nos EUA, e no 1º Festival de Verão de Campos do Jordão. É diretor artístico, regente e arranjador da Orquestra Anelo, big band de jazz do Instituto Anelo, projeto social de Campinas.
Fernando Baeta é mineiro, natural de Viçosa, guitarrista, violonista, compositor, arranjador e produtor musical com bacharelado em Música Popular pela Unicamp. Foi bolsista do 28º Festival de Inverno de Campos de Jordão e lá teve contato com grandes nomes da cena da música instrumental brasileira, dentre eles Nenê, Roberto Sion, Bob Wyatt, Théo De Barros, Celso Pixinga e Amilton Godoy.
Tocou ao lado de Valmir Gil, Ana Cañas, Arthur Maia, Ramon Montagner, Alaíde Costa, Fábio Torres, Edu Ribeiro, Jorginho Gomes, Carlos Bala, Nivaldo Ornelas, Lea Freire, Carlos Tomati, Ana Karina Sebastião, dentre muitos outros.
Em 2015, como bolsista do CNPq, desenvolveu caixas acústicas para pessoas com deficiência auditiva severa. Nesse período, trabalhou ao lado de Angelo Benetti, um dos maiores especialistas em modelagem 3D e animação do Brasil. Também foi músico e diretor audiovisual da banda Ungambikkula. Atualmente, dedica-se à música instrumental brasileira em projetos autorais, e é arranjador e produtor musical, com um portfólio mais de 20 discos gravados e/ou produzidos. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 16/8 (sábado)
Horário: 20h
Local: Rabeca Cultural
Endereço: Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas-SP.
Ingressos R$ 40,00 (crianças até 12 anos pagam meia), vendidos antecipadamente até 17h do dia dos shows pelo WhatsApp (19) 99720-6186 ou diretamente na portaria a partir das 19h
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




