Categories: Programe-se

Café Filosófico debate os impactos da hiperconectividade na saúde mental de jovens

(Guilherme Polanczyk | Foto: arquivo pessoal)

O aumento de transtornos mentais entre crianças e adolescentes tem mobilizado pais, educadores e profissionais de saúde no mundo todo. Para refletir sobre as causas e possíveis caminhos para enfrentar esse desafio, o Café Filosófico CPFL recebe, nesta quinta-feira (21), às 19h, o psiquiatra Guilherme Polanczyk para a palestra “Aceleração da comunicação nas telas: saúde mental e desigualdade”. O encontro presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube, integra o módulo de agosto, com curadoria de Marcelo Tas, que discute os impactos da inteligência artificial nas subjetividades, nas relações humanas e no cotidiano.

Segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, quase um em cada seis meninas e meninos brasileiros de 10 a 19 anos vive com algum transtorno mental, o que aumenta a vulnerabilidade a quadros como depressão, automutilação e risco de suicídio. Oferecendo o olhar clínico de quem lida cotidianamente com essas questões, Polanczyk abordará como a hiperconectividade e a desigualdade social se combinam para impactar a saúde mental de jovens. “Não é apenas um fator que leva aos transtornos mentais, mas uma combinação de elementos que se acumulam ao longo do tempo e são influenciados por todo o ambiente, incluindo questões econômicas e sociais”, afirma.

 Sobre o palestrante

Guilherme V. Polanczyk é professor associado no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e chefe do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. É vice-presidente da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP) e referência internacional em pesquisa e políticas públicas voltadas à saúde mental infantojuvenil. Possui formação clínica, mestrado e doutorado pela UFRGS, pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria de Londres e na Duke University (EUA), e Livre-Docência pela USP.

Ambiente inspirador de troca e aprendizado

O espaço do Café Filosófico CPFL, na sede do Instituto CPFL, em Campinas, oferece uma atmosfera convidativa e aconchegante, onde cada detalhe é pensado para proporcionar uma experiência prazerosa. É possível tirar fotos em todos os lugares, incluindo o cenário e o palco. O local possui climatização e é acessível para pessoas com deficiência, além de contar com intérpretes de Libras para garantir a participação de todos. Há, ainda, um serviço de alimentação com cardápio de comidas e bebidas para consumo no local.

Os encontros do Café Filosófico CPFL são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online será realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento pelo público. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.

Parceiro Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

17 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

18 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

18 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

19 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

20 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

20 hours ago