Categories: DançaPrograme-se

Bienal de Dança convida o público a participar de criações com artistas internacionais

(foto adam goodwin – divulgação)

A 14ª edição da Bienal Sesc de Dança dá largada à sua programação com a abertura das inscrições para duas residências artísticas que propõem experiências imersivas com criadores internacionais. Reconhecida como um dos principais eventos de dança contemporânea do país, a Bienal será realizada de 25 de setembro a 5 de outubro em Campinas, com uma extensão na capital paulista.

As residências fazem parte da programação preparatória da Bienal e convidam artistas e interessados em dança a participarem ativamente de criações que estarão em cena durante o festival. As inscrições para participar da seleção podem ser feitas até 20 de agosto.

Uma das propostas oferece a chance de integrar a cena final do espetáculo “Ao Meu Único Desejo” (À Mon Seul Désir), da coreógrafa francesa Gaëlle Bourges, que será apresentado em Campinas e no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

A outra, ligada ao espetáculo “Dandismo”, criação de Ziza Patrick (Ruanda/Inglaterra) e Ricardo Januário (Brasil), prevê apresentações tanto em Campinas quanto em unidades do Sesc na capital, no Cultura Inglesa Festival.

Residência com Gaëlle Bourges

Serão selecionadas 30 pessoas maiores de 18 anos, de todas as identidades de gênero, raças e etnias, para integrar uma performance coletiva ao lado das intérpretes francesas durante as duas apresentações do espetáculo na Bienal. Os escolhidos participarão de um workshop prático com a artista, nos dias 24 e 25 de setembro em Campinas e nos dias 2 e 3 de outubro no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

Inspirado na tapeçaria medieval A Dama e o Unicórnio, o espetáculo é dividido em seis quadros. O último, e mais enigmático, contará com a presença em cena das pessoas selecionadas, formando uma espécie de farândola, dança festiva e irreverente, em que o grupo se apresenta nu, usando apenas uma máscara de coelho, evocando desejo, impulso e mistério.

Não é necessário ter experiência prévia em dança ou teatro, tampouco condicionamento físico específico. Os participantes devem ter disponibilidade integral para os dias de ensaio e apresentações, e receberão ajuda de custo para alimentação, transporte e cachê.

Residência com Ziza Patrick e Ricardo Januário

O projeto propõe a criação de uma versão brasileira do espetáculo com base em vivências e contribuições dos participantes. Serão selecionados 20 artistas residentes no Brasil, entre bailarinos, músicos, cantores, performers e artistas do corpo, com prioridade para pessoas pretas, pardas e indígenas.

A residência será realizada em Campinas entre os dias 16 e 26 de setembro. Após o período de imersão, o grupo participa de cinco apresentações: duas na Bienal Sesc de Dança, em Campinas, e três na capital paulista, como parte da programação do Cultura Inglesa Festival.

A proposta artística é inspirada nos sapeurs – figuras icônicas da República do Congo que transformaram moda em símbolo de resistência cultural – e convida o elenco a criar seu próprio “dândi”, articulando dança, teatro e música em uma performance que explora ancestralidade, estilo e afirmação identitária.

Os artistas selecionados terão ajuda de custo para alimentação, transporte e cachê pelas apresentações. Participantes de outras cidades também contarão com hospedagem durante o período de residência e apresentações.

As inscrições para as residências podem ser realizadas por meio de formulário virtual. Os critérios de seleção, calendários completos e detalhes sobre as propostas estão disponíveis nos formulários. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: inscrições até 20/8

Onde se inscrever:

Ao Meu Próprio Desejo – Gaëlle Bourges

Campinas – forms.office.com/r/45fZp0N4p6

São Paulo – forms.office.com/r/f0yTJ0pn3e

Dandismo – Ziza Patrick e Ricardo Januário

Campinas – docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXdLLPzS5-v5rFcscGIhFhZ0AhBwRe8BHCd9pfluN3ZARvdA/viewform

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago