Categories: Programe-se

9ª edição da CPFL Intercâmbio Brasil-China terá programação gratuita e diversificada

(Foto: acervo Instituto CPFL)

Atividades contam com exposição imersiva, festival cultural, série documental, programas de TV, entre outras ações

O mês de setembro será marcado pela realização de uma série de atividades da 9ª edição da CPFL Intercâmbio Brasil-China, frente cultural do Instituto CPFL, que celebra as relações entre os dois países por meio de uma programação gratuita e diversa. Com atividades até novembro em Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, São Carlos, Santos e Ribeirão Preto, o evento reúne série documental, concertos, exposição imersiva, festival temático e lançamentos literários.

Para Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL, a programação reafirma o compromisso da instituição com a construção de conexões culturais.
“Ao longo de quase uma década, a frente CPFL Intercâmbio Brasil-China tem promovido uma aproximação genuína entre os dois países, criando pontes de conhecimento e diálogo. Celebrar essa amizade é também celebrar a riqueza da diversidade cultural que nos conecta. Cada atividade da programação foi pensada como um convite à escuta, à curiosidade e ao encantamento com a sabedoria de uma cultura milenar”, destaca.

A programação inicia com o módulo especial do Café Filosófico CPFL “A nova China: futuro que nasce da tradição milenar”. Na palestra de abertura, que acontece, excepcionalmente, na quarta-feira (03), o professor Evandro Menezes de Carvalho discutirá como a modernização chinesa busca integrar zonas urbanas e rurais, preservar identidades locais, promover inovação e sustentabilidade, valorizar a harmonia com a natureza e realizar o “Sonho Chinês” de uma “Bela China”. No segundo encontro do módulo, no dia 11 de setembro, a jornalista Claudia Trevisan e a professora Yili Wang abordam a ascensão da China e seu impacto sobre o mundo.

A versão editada para a TV do Café Filosófico CPFL também fará parte da celebração com dois episódios inéditos do programa que abordarão o tema “Tai Chi Chuan – arte corporal chinesa e o cultivo da vida”, explorando a relação entre a arte marcial, a filosofia e a medicina tradicional chinesa.

A partir de 05 de setembro, a galeria do Instituto CPFL, em Campinas, recebe a exposição inédita China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais, uma experiência imersiva com recursos de realidade aumentada que apresenta ao público os mitos fundadores, festividades tradicionais e símbolos da cultura chinesa, como o dragão, o panda e o Festival da Lua. A entrada será gratuita.

Nos dias 27 e 28 de setembro, o Festival da Lua chega à 4ª edição em Campinas, na Estação Cultura, com atividades gratuitas que vão de teatro de sombras e oficinas a apresentações artísticas e experiências sensoriais. O evento também aborda práticas sustentáveis adotadas pela China e suas tecnologias ancestrais de preservação ambiental.

A música também tem lugar garantido na programação. Os Concertos EPTV, realizados entre outubro e novembro, reúnem músicos brasileiros e chineses em cinco apresentações em cidades do interior paulista: Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, São Carlos, Santos e Ribeirão Preto. O repertório, cuidadosamente escolhido, reflete o diálogo cultural entre as duas tradições.

As atividades da frente CPFL Brasil-China contam, ainda, com o lançamento de duas publicações bilíngues: “Paraísos do Brasil” une poemas de Carlos Drummond de Andrade a imagens das paisagens nacionais, propondo um olhar poético e visual sobre o país; já o infantil “Quando uma jacaré encontra um panda!” convida leitores de todas as idades a refletirem sobre empatia, conservação ambiental e amizade por meio da história de dois animais simbólicos — um panda e uma jacaré — que se encontram em uma floresta.

Apesar de setembro concentrar o início de  a maior parte da programação, as atividades da 9ª edição da CPFL Intercâmbio Brasil-China começara em agosto com o lançamento da série documental Brasil e China, composta por três episódios, a série está disponível no canal do YouTube da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China. Produzida pela Produtora Brasileira, a obra traça um panorama sobre os impactos da parceria bilateral nas áreas de economia, ciência, tecnologia, cultura, educação e relações humanas, revelando como os dois países se tornaram aliados estratégicos em um mundo em transição.

Com entrada gratuita, a programação completa pode ser acessada em www.institutocpfl.org.br e nas redes sociais do Instituto CPFL.

SERVIÇO9ª EDIÇÃO CPFL INTERCÂMBIO BRASIL-CHINA

Café Filosófico CPFL – palestras ao vivo

03/09, quarta-feira, 19h – A modernização chinesa com a governança ecocivilizacional, com Evandro Menezes de Carvalho, professor

11/09, quinta-feira, 19h – A ascensão da China e seu impacto sobre o mundo, com Claudia Trevisan, jornalista e Yili Wang, professora de mandarim

Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP

Exposição “China Milenar: Lendas, Mitos e Festivais”

Quando: de 5 de setembro a 8 de novembro

Onde: Instituto CPFL – Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas/SP

Horários: Segunda a sexta, das 9h às 18h | Sábados, das 10h às 16h

Entrada gratuita

Café Filosófico CPFL na TV

07/09, domingo, às 21h – “Tai Chi Chuan como porta para a cultura chinesa” – parte 1, com Gabriel Guarino de Almeida, antropólogo e artista marcial e Gil Rodrigues, educador, professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa

14/09, domingo, 21h: “Tai Chi Chuan como porta para a cultura chinesa” – parte 2, com Gabriel Guarino de Almeida, antropólogo e artista marcial e Gil Rodrigues, educador, professor de Tai Chi Chuan e estudioso das artes marciais e cultura tradicional chinesa

4ª edição do Festival da Lua

Quando: 27 e 28 de setembro

Horário: das 10h às 18h

Onde: Centro de Convivência Cultural – R. Gen. Osório – Cambuí, Campinas/SP

Atividades gratuitas e abertas ao público

Concertos EPTV

22/10, quarta-feira, às 20h – Teatro José de Castro Mendes, Campinas/SP

23/10, quinta-feira, às 20h – Anfiteatro Detinha Dagnoni, Santa Bárbara d’Oeste/SP

24/10, sexta-feira, às 20h – Teatro Alderico Perdigão, São Carlos/SP

26/10, domingo, às 20h – Teatro Braz Cubas, Santos/SP

05/11, quarta-feira, às 20h – Theatro Pedro II, Ribeirão Preto/SP

Entrada gratuita

Série Documental “Brasil e China”

Episódio 1 “Relacionamento econômico

Episódio 2 “Tecnologia, cultura e educação

Episódio 2 “Relações e conexões

Lançamentos literários

“Paraísos do Brasil” (Poemas de Carlos Drummond de Andrade + imagens do Brasil) – livro bilíngue português-mandarim

“Quando uma jacaré encontra um panda!” – literatura infantil bilíngue mandarim-português

Parceiro Carta

Recent Posts

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

2 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

2 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

2 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

22 hours ago

‘Pudor em Chamas’ leva releitura contemporânea de Nelson Rodrigues ao Castro Mendes

(foto ricardo teck - divulgação) O espetáculo “Pudor em Chamas” será apresentado nesta sexta-feira, 23…

1 day ago

Projeto Preta Rosa & Caju leva a música produzida em Campinas para as plataformas digitais

(foto gabi perissinotto - divulgação) O projeto Preta Rosa & Caju chega a todas as…

1 day ago