Categories: Economia Política

Zé Carlos renuncia ao cargo de vereador para fugir de cassação após confessar pedido de propina

(foto câmara de campinas – divulgação)

O vereador Zé Carlos (PSB), da base governista, renunciou nesta segunda-feira, 30 de junho, ao seu mandato na Câmara de Campinas para evitar a formação de uma Comissão Processante (CP) que poderia levar à sua cassação e inelegibilidade por um período de oito anos.

O pedido foi feito 20 dias após o parlamentar admitir ter pedido propina para renovar contrato com uma empresa terceirizada quando era presidente do Legislativo campineiro, confissão feita em acordo firmado com o Ministério Público (MP). O ofício informando sobre sua decisão foi apresentado às 17h, pouco antes da sessão em que seria votada a abertura da CP.

“Assim, o processo de formação de uma Comissão Processante (CP) para eventual cassação de mandato eletivo fica prejudicado em razão da perda de seu objeto por falta de interesse processual, bem como em virtude da extinção da punibilidade político-administrativa”, informou a Câmara de Campinas.

Ailton da Farmácia, o primeiro suplente do partido, com 4.374 votos nas últimas eleições municipais será convocado para assumir o cargo. Zé Carlos estava em seu sexto mandato na Câmara, tendo sido eleito pela primeira vez em 2004.

“Esse acordo (com o MP) é possível graças a uma lei apresentada por Sergio Moro e aprovada no governo Bolsonaro, um retrocesso que privilegia os corruptos e incentiva a corrupção”, disse a vereadora Mariana Conti (PSOL). “Em 2023, quando foi aberta a CPI para investigar o caso, nós do PSOL votamos a favor do processo de abertura da CP contra Zé Carlos, já os vereadores da base de Dário votaram contra, mesmo com o relatório que havia sido votado pela CPI que constatava que haviam irregularidades. Perdemos ali a possibilidade de dar consequência, com rigor e seriedade, à esse caso de corrupção”, acrescentou.

O vereador Wagner Romão (PT) afirmou que esse é “um escândalo gravíssimo, que deveria ter levado à cassação de seu mandato quando veio a público ainda em 2023”. “Esse episódio envergonha a Câmara.
Não podemos admitir que a política seja lugar de corrupção”, disse.

“Perdemos uma grande oportunidade de passar a limpo o erro cometido por essa casa, com o arquivamento da investigação anterior que estava em curso sobre a prática delituosa do vereador”, reforçou Guida Calixto (PT).

Cultura Carta

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

5 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

7 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

10 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

10 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

11 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago