Viola caipira e cravo barroco se encontram na estreia da turnê ‘EnLace’

(foto fernando bissan – divulgação)

O Duo Viola & Cravo, formado por Ricardo Matsuda e Patricia Gatti, estreia sua nova turnê com o show “EnLace” em Campinas, no sábado, 2 de agosto, às 16h30, na Casa de Cultura Fazenda Roseira. A apresentação tem entrada gratuita e traz um repertório que mistura tradição oral brasileira, contraponto barroco e música instrumental contemporânea.

“EnLace” propõe um encontro sonoro raro e instigante entre dois instrumentos de origens culturais e históricas distintas: a viola caipira brasileira e o cravo barroco europeu. A proposta é criar uma experiência instrumental única, repleta de afetos, memórias e sonoridades, em um diálogo musical que atravessa séculos, estilos e tradições.

No repertório, o duo apresenta obras dos álbuns “Contos Instrumentais” (2009) e “O Cravo e a Rosa” (2016), além de arranjos inéditos e composições autorais. As peças evocam o universo da cultura popular brasileira e homenageiam nomes como Dorival Caymmi, Tom Jobim, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e Guinga, entre outros. A performance também traz releituras de peças eruditas e tradicionais, como um prelúdio de J.S. Bach e a canção medieval “Stella Splendens in Monte”.

O projeto “EnLace – Duo Viola & Cravo” foi contemplado pelo edital Fomento CultSP – PNAB, promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC e do Fomento CultSP. A turnê percorrerá dez cidades paulistas em espaços culturais tombados pelo CONDEPHAAT.

Ricardo Matsuda é violeiro, violonista e compositor com atuação destacada na música instrumental e popular brasileira. Foi integrante do Grupo Anima e colabora com diversos projetos artísticos no Brasil. Patricia Gatti é cravista, doutora em música pela Unicamp, e tem papel fundamental na reinserção do cravo na cena da música brasileira. Já se apresentou com diversas formações e também atua como professora universitária. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 2/8 (sábado)
Horário: 16h30 (abertura da casa às 16h)
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Endereço: Rua Domingos Haddad, 1, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

3 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

4 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

8 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

8 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

8 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago