O Observatório Municipal Jean Nicolini e o Museu Aberto de Astronomia (Maas), os dois principais centros de observação astronômica de Campinas, se unem pela primeira vez para oferecer uma experiência de visitação integrada. Durante o mês de julho, o combo dá direito à visita aos dois espaços no mesmo dia, sempre às quintas-feiras, com um único ingresso no valor de R$ 50,00. As atividades começam às 16h30.
O foco no observatório municipal é a observação direta do céu. A visita começa com acolhimento e apresentação das exposições e estrutura do local. Ao anoitecer, o público é conduzido a uma “viagem pelo Cosmos”, com a identificação de estrelas e constelações a olho nu e, em seguida, observações com telescópios guiadas por astrônomos da equipe.
No museu, o passeio combina ciência, arte e tecnologia. O público percorre o Espaço Atlas, onde painéis, maquetes e instalações abordam temas como o Sistema Solar, meteoritos, viagens espaciais, telescópios, sondas e a história do universo.
“Unir o Maas e o Observatório Jean Nicolini é um passo importante para fortalecer o astroturismo e levar mais ciência, curiosidade e encantamento para as pessoas da nossa região. Campinas tem um enorme potencial como polo de divulgação científica, e iniciativas como essa mostram como é possível despertar o interesse pelo Universo de forma educativa e inspiradora”, diz José Carlos da Silva Junior, diretor do museu. (Com informações de divulgação)
Serviço
Dias: 17, 24 e 31/7
Horário: 16h30
Local: Observatório Municipal Jean Nicolini e Museu Aberto de Astronomia
Endereço: Estrada do Capricórnio, s/nº, Serra das Cabras, Joaquim Egídio, Campinas-SP
Ingressos: R$ 50,00, à venda na bilheteria física do Maas ou pelo Sympla
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…
(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…
(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…
(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…
Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…