Categories: Mais

MP vai fiscalizar privatização de escolas em Campinas pelo governo Dário

O Ministério Público (MP) instaurou um procedimento administrativo para apurar e acompanhar a retomada das privatizações de escolas de educação infantil de Campinas pelo governo Dário Saadi (Republicanos). A decisão veio após os vereadores Guida Calixto (PT), Wagner Romão (PT), Mariana Conti (PSOL) e Gustavo Petta (PCdoB) entrarem com uma representação pedindo mais informações, investigação sobre o processo e a suspensão da medida.

“A Prefeitura quer privatizar 25 escolas, entregando a gestão dessas unidades a Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Essa medida representa um grave retrocesso na educação pública do município”, afirma Romão. Um ato em repúdio à terceirização está marcado para a próxima terça-feira, dia 22 de julho, às 16h, em frente à Prefeitura.

De acordo com os parlamentares, a gestão por entidades privadas diminui a qualidade de ensino, interfere no projeto pedagógico, aumenta os custos, leva à precarização da infraestrutura das unidades, rompe o vínculo com as crianças e a comunidade, afeta as condições de trabalho e gera instabilidade para os profissionais da educação. Para Romão, essas escolas devem ser geridas por profissionais concursados, “com planejamento, transparência e participação da comunidade”.

Desmonte

“Dário, na esteira de seu aliado Tarcísio de Freitas, que acabou com a educação estadual, quer demolir também a educação municipal de Campinas. Como se não bastasse, ele faz isso no recesso escolar para tentar inviabilizar a resistência da comunidade escolar e dos profissionais”, diz Mariana Conti.

Guida Calixto também chama a atenção para o período em que o governo inicia o processo de transferência da gestão. “Enquanto a educação pública da cidade se encontra em período de férias, a Prefeitura publicou um chamado visando à privatização. Dário Saadi, e seu raio privatizador, mira agora o desmonte na educação da cidade”, afirma Guida Calixto.

Os vereadores destacam que algumas dessas unidades já foram terceirizada e voltaram a ser geridas por servidores públicos após irregularidades e má gestão, e que elas são exemplos de que o modelo não funciona. É o caso, citam, das CEIs Renata Ferramola, Vandir Dias, Mayara Masson e Zilda Arns.

Gustavo Petta (PCdoB) chegou a se reunir com representantes do Conselho de Escolas, formado por professores, funcionários, pais e mães de alunos. Eles pedem a revogação da Portaria 134 da Secretaria Municipal de Educação, de de 2 de julho, que nomeia uma comissão para a seleção de propostas de organizações para assumir a gestão de cinco unidades voltadas a crianças de zero a cinco anos e onze meses.

A petição pública já conta com mais de 870 assinaturas. “Apoio totalmente. A nossa defesa é pela educação pública, democrática, que valoriza os professores e todos os trabalhadores da educação a nossa cidade”, diz Petta.

Além da manifestação da próxima segunda-feira em frente à Prefeitura, haverá um debate público, organizado pela vereadora Fernanda Souto (PSOL), para debater a privatização no dia 2 de agosto, às 9h, na Câmara Municipal de Campinas.

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

12 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago