O Museu da Cidade, na Casa de Vidro, em Campinas, recebe o curso gratuito Patrimônio Cultural Funerário – História, Preservação e Educação Patrimonial, com a professora Viviane Comunale. O projeto é realizado pelo Programa CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura e as inscrições estão abertas até dia 31 de julho às 23h59. As aulas serão aos sábados, nos dias 9, 23 e 30 de agosto e 6 de setembro, sempre das 10h às 13h.
O patrimônio cultural funerário representa um testemunho da memória coletiva, expressando a história, as crenças e os costumes das sociedades ao longo do tempo. O curso faz uma introdução e aprofunda o conhecimento sobre esse patrimônio, explorando sua importância histórica, artística e simbólica para que os participantes possam criar os seus próprios roteiros de visitas aos cemitérios. Além disso, serão abordados os desafios da preservação desses espaços e dos monumentos funerários, a legislação e as possibilidades de educação patrimonial para sensibilizar a sociedade sobre sua valorização e proteção.
A partir desse curso, os estudantes poderão propor roteiros patrimoniais para trabalharem a partir do recém-instituído Dia do Patrimônio Cultural Funerário em Campinas, celebrado em 7 de fevereiro. O turismo cemiterial tem gerado uma demanda de formação destes mediadores culturais. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 9/8, 23/8, 30/8, 6/9
Horário: das 10h às 13h
Local: Museu da Cidade, Casa de Vidro – Lago do Café
Endereço: Av. Heitor Penteado, 2.145, Taquaral, Campinas-SP
Inscrições: pelo formulário on-line disponível no link
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…