Concerto de Inverno da Sinfônica da Unicamp reúne obras que exploram a poética do tempo

(foto divulgação)

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o seu Concerto de Inverno no dia 24 de julho, quinta-feira, às 20h, no Santuário Santa Rita de Cássia, em Campinas, sob a regência da maestrina titular Cinthia Alireti.

O programa reúne obras que exploram poeticamente o tempo – em sua passagem, urgência e memória – por meio de diferentes linguagens e estilos. As peças escolhidas também brincam com a ideia da percepção humana do tempo e as emoções relacionadas a ela.

A abertura da noite será com “Só Mais 5 Minutos”, da compositora Ana Fridman. Composta durante a pandemia, a obra se tornou vinheta de campanhas que destacaram o papel e a visibilidade das mulheres na música de concerto no Brasil. A proposta da composição de Fridman era auxiliar na travessia daquele momento difícil de isolamento e a esperança do início de uma reabertura.

Na sequência, o violinista da OSU Eder Granjeiro interpreta a “Introdução e Rondó Caprichoso, Op. 28”, de Camille Saint-Saëns, uma obra que alterna brilho virtuosístico com momentos de introspecção, explorando a elasticidade do tempo musical.

O concerto se encerra com a “Sinfonia nº 4 em Ré Menor, Op. 120”, de Robert Schumann, peça emblemática na forma como a memória musical é elaborada ao longo dos movimentos. Na sinfonia, os temas retornam, se transformam e dialogam entre si ao longo dos movimentos, como se o tempo se dobrasse em um fluxo contínuo e dramático. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 24 de julho de 2025, quinta-feira
Horário: 20h
Local: Santuário Arquidiocesano Santa Rita de Cássia
Endereço: Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 670, Nova Campinas, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente