Cia. Madeirite Rosa celebra 10 anos do espetáculo ‘A Luta’ com programação gratuita

(foto mirrah da silva – divulgação)

Entre os dias 25 e 28 de julho de 2025, a Cia. Madeirite Rosa chega a Campinas com uma programação especial que integra a celebração dos dez anos da criação de seu primeiro espetáculo: “A Luta”. Serão realizadas duas apresentações do espetáculo, uma oficina de teatro e uma roda de conversa aberta ao público.

“A Luta” é um espetáculo cômico e crítico feito para todas as idades que se passa em um ringue de boxe. Nele, enfrentam-se duas oponentes: a poderosa Sra. S.A. Corporation e a faxineira do ringue, Maria da Luta. A batalha é acompanhada pela Narradora, uma trabalhadora precarizada, e Dra. Norma, a juíza tendenciosa que joga do lado de quem detém o poder.

Misturando música, palhaçaria e referências a gagues clássicas, “A Luta”usa o humor e crítica para celebrar a força das trabalhadoras propor uma reflexão sobre a presença das mulheres na comédia e no teatro.

A programação em Campinas começa com a oficina “Teatro, Riso e Luta”, nos dias 25, 26 e 27 de julho, na Bacia Cultural. Destinada a pessoas com 16 anos ou mais, a atividade apresenta a metodologia desenvolvida pela Cia. Madeirite Rosa, que combina corpo, jogo, música e crítica social. Ao final, os participantes apresentarão uma intervenção cênica junto à programação oficial da temporada.

No domingo, 27 de julho, às 15h, com entrada gratuita e tradução em Libras, será apresentada a primeira sessão aberta do espetáculo “A Luta” também na Bacia Cultural, seguida de roda de conversa com o público. A segunda apresentação será no dia 28 de julho (segunda-feira), às 11h30, na Escola Estadual Professor José Vilagelin Neto, em sessão exclusiva para a comunidade escolar.

Desde 2013, “A Luta” tem sido apresentado em comunidades, escolas, centros culturais e espaços de vulnerabilidade social. O espetáculo não apenas deu origem à companhia, mas também consolidou sua linguagem: uma comicidade crítica atravessada por temas como gênero, trabalho, desigualdade e organização popular.

Depois de Campinas, a companhia segue para Bertioga, Presidente Prudente, Santos e São Paulo, com produção local conduzida por mulheres-artistas com atuação nos territórios. (Com informação de divulgação)

Serviço

Data: 27/7 (domingo)
Horário: 15h
Local: Bacia Cultural
Endereço: R. Dr. José de Campos Novaes, 160, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Oficina “Teatro, Riso e Luta”
25/7 (sexta) – das 18h às 22h
26/7 (sábado) – das 8h às 14h
27/7 (domingo) – das 13h às 15h
Inscrições: pelo formulário https://forms.gle/iDXdm6SGaP6udmQJ6, com 30 vagas, por ordem de inscrição

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago