Campinas celebra o Dia da Mulher Negra com dois grandes eventos na Estação Cultura

Xenia França, vencedora do Grammy Latino (foto reprodução – instagram)

Neste fim de semana, a Estação Cultura será palco de duas celebrações que exaltam a ancestralidade, a arte e o protagonismo da mulher negra. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o espaço recebe no sábado (26) a 2ª Feira Julho das Pretas, e no domingo (27), a segunda edição do Festival Tereza de Benguela, que terá entre suas atrações a cantora Xenia França, vencedora do Grammy Latino.

A programação diversa e gratuita inclui apresentações musicais, oficinas, rodas de conversa, lançamento de grife, feira de empreendedorismo com foco em mulheres pretas periféricas e atividades que valorizam as expressões artísticas e culturais negras.

Julho das Pretas

Organizada pelo Movimento Rosalina, a Feira Julho das Pretas acontece das 10h às 22h com uma intensa programação voltada ao empreendedorismo feminino negro, cultura e desenvolvimento comunitário. A iniciativa reúne mulheres pretas e periféricas de Campinas e promove atividades como a roda de conversa “Vozes Negras”, com lideranças comunitárias; oficinas sobre finanças pessoais e autoconhecimento para empreendedoras

Também haverá aula de samba rock com o projeto Samba Rock da Estação e apresentações artísticas com Mouralha (slammaster Slam Diáspora), a sambista Ilcéi Mirian, a rapper e produtora cultural Nyak e o cantor Dustin Maia, além da poesia, dança e narrativa cênicas das Iyálódes e show do cantor, compostor e multi-instrumentista Walmir Borges, que já fez parcerias com Seu Jorge, Paula Lima, Luciana Mello, Alexandre Pires e Tony Garrido, e encerra o evento com muito swing.

Festival Tereza de Benguela

No dia seguinte, a partir do meio-dia, a Estação Cultura abre espaço para o Festival Tereza de Benguela. Em sua segunda edição, o evento destaca a potência artística e política de mulheres negras com diversas apresentações, entre elas a da cantora baiana Xenia França, headliner do evento. Vencedora do Grammy Latino com o álbum “Em Nome da Estrela”, seu trabalho mistura MPB, jazz, R&B, afrofuturismo e sonoridades africanas, sempre com letras que exaltam a ancestralidade, o empoderamento feminino e a identidade negra. Também sobem ao palco Nega Duda, ícone do samba de roda; MC Manu Feu, Renata Alves, Um Só Ideal e o Coletivo Abadá Capoeira Mulheres Pretas.

O festival,  uma iniciativa realizada com emendas da vereadora Paolla Miguel (PT) com realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, vai contar também com a Feira de Economia Criativa, com barracas de empreendedoras e empreendedores comercializando produtos, além de uma praça de alimentação.

Os dois eventos são gratuitos e têm como ingresso simbólico a doação de 1 kg de alimento não perecível. (Com informações de divulgação)

Serviço

Feira Julho das Pretas – 26/7 (sábado), das 10h às 22h
Festival Tereza de Benguela – 27/7 (domingo), a partir do meio-dia
Local: Estação Cultura
Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/nº, Vila Industrial, Campinas-SP
Entrada: 1 kg de alimento não perecível


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente