O Instituto Pavão Cultural recebe a partir deste sábado, 19 de julho, a mostra “Partilha do Sensível”. Proposta pelos artistas Alexandre Sequeira e Valéria Scornaienchi, a exposição reúne registros apresentados em desenhos, fotografias, impressões em tecido, escritas coletivas, vídeos e uma urna de depósito de cartas endereçadas ao tempo, e pode ser visitada até 16 de agosto.
O paraense Alexandre Sequeira e Valéria Scornaienchi, de Campinas, se conheceram em 2023 na residência artística São Jerônimo, na casa do artista, em Belém, e iniciaram uma convivência e amizade que se estende ao longo do tempo em encontros virtuais e presenciais nos quais se propõem a estar juntos e conversar sobre a escuta, o tempo, a intimidade e as partilhas.
Em uma tentativa de se manterem conectados mesmo com a distância, passaram a trocar imagens e frases diárias em um mesmo horário do dia a partir de dezembro de 2024 e que segue até hoje. A intenção é criar registros do cotidiano como um calendário afetivo de um instante.
Em uma das idas de Valéria a Belém, em outubro de 2024, se encontraram para uma prática do desenho que envolvesse os dois. Foram para o parque Emílio Goeldi e se colocaram à disposição da experiência. Desse encontro, surgiram registros dos gestos corporais, da escuta das sombras e da relação dada pelos movimentos de transformação do momento, um ato, como diz Valéria, “em que não há preocupação estética ou de construção da imagem, mas de uma escritura que registra o estar junto”.
Alexandre Sequeira conta que “a mostra é também um convite a experimentar olhar para o cotidiano, repleto de encontros, e atentar-se a ele como quem busca sentido em tomar e ser tomado pelo momento, pelo estado de perceber o sensível, de compartilhar um gesto mínimo, uma escuta, um lugar de afeto, uma palavra”. “Uma espécie de laboratório de convívio”, diz.
No dia da abertura, os dois artistas farão uma “visita desorientada” como forma de aproximar os visitantes da proposta da mostra. Haverá também a exibição do vídeo performance “Ulei Corpo Ancestral”, de Alik Wunder, Davina Marques, Janilton Pinheiro Ferreira, Lilly Baniwa, Mawanaya Waurá e Vera Lucia Aguiar Moura Tukano, seguida de bate-papo.
Revista Latente
No dia da abertura, às 17h, acontece também o lançamento da 5ª edição da “Revista Latente – Educação e Arte”, com Célia Barros, Gabriela Leirias e Lindsay Ribeiro.
A Latente realiza, desde 2019, exposições, atividades educativas e parcerias com iniciativas como a Mostra Curta Audiovisual, Festival Hercules Florence e Unicamp, tendo como grande diferencial a interação entre as diversas linguagens artísticas e público. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 19/7 a 16/8
Horário: abertura às 15h do dia 19/7 e visitação de quarta-feira a sábado das 15h às 19h
Local: Instituto Pavão Cultural
Endereço: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Cidade Universitária, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
15h – Abertura
16h – Visita “desorientada” com a presença dos artistas
17h – Lançamento da 5ª edição da Revista Latente – Educação e Arte
18h – Exibição do vídeo performance “Ulei Corpo Ancestral” e bate-papo
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…