Categories: Mais

A evolução do voluntariado no Brasil

(imagem projeto asis – ccl)

.Por Roberto Ravagnani.

Todos os dias, em comunidades remotas e grandes centros urbanos, no Brasil e pelo mundo, milhões de pessoas dedicam seu tempo e talento a causas que transformam realidades. Segundo o IBGE, em 2022, mais de 7,3 milhões de brasileiros realizaram atividades voluntárias, um número expressivo, mas que representa apenas 4,2% da população com 14 anos ou mais. Esse dado revela o enorme potencial ainda a ser mobilizado em um país marcado por desigualdades e desafios estruturais, onde o voluntariado se consolida como uma força social estratégica.
O cenário, felizmente, está em transformação. De acordo com o relatório Perspectivas para a Filantropia no Brasil 2025, do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o voluntariado no Brasil evolui para um modelo mais estruturado e profissionalizado. Voluntários estão cada vez mais integrados em funções técnicas e de governança, como conselhos deliberativos e comitês de organizações sociais. Esse “match estratégico” entre talentos voluntários e demandas institucionais fortalece a sustentabilidade e o impacto das ações, promovendo um terceiro setor mais colaborativo, transparente e eficiente.
Além disso, o voluntariado corporativo ganha destaque como ferramenta de engajamento e desenvolvimento humano. Um levantamento global da Deloitte aponta que 89% dos executivos acreditam que o voluntariado melhora o clima organizacional e reforça o senso de pertencimento nas empresas. No Brasil, a pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo IDIS e pelo Instituto Datafolha, mostra que 52% dos voluntários desenvolveram competências profissionais, como liderança, empatia e trabalho em equipe, por meio de suas atuações.
Vale salientar que é nato do latino e do brasileiro em especial, ser solidário, querer efetivamente ajudar o próximo, sendo uma ferramenta para exercer esta vontade, o voluntariado. Juntos podemos apoiar para outros, além daqueles que já exercem o trabalho voluntário, possam faze-lo de forma organizada.
Seja em uma comunidade rural, em uma ONG urbana ou em programas corporativos, o trabalho voluntário é uma ponte para a transformação social. Ele não apenas atende a necessidades imediatas, mas também constrói laços de solidariedade, desenvolve habilidades e promove um modelo de sociedade mais justa e engajada. Em um mundo repleto de desafios, o voluntariado é, acima de tudo, um convite à ação coletiva e à esperança.

Carta Campinas

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago