O Museu da Cidade – Casa de Vidro, em Campinas, sedia a primeira edição brasileira do projeto internacional Sizígia, que reúne obras de 45 artistas do Brasil, Canadá, México e Colômbia. A exposição fica aberta ao público até 23 de agosto.
Idealizado pelo artista Cesar Forero, o projeto leva o nome de um fenômeno astronômico: a sizígia, momento em que três corpos celestes se alinham perfeitamente. Para Forero, o conceito vai além da ciência e ganha uma dimensão simbólica e íntima — o alinhamento entre o feminino, o masculino e o espiritual. É dessa convergência cósmica e política que nasce a proposta artística.
Com foco nas questões do feminino, a edição 2025 do projeto já passou pelo México e pelo Canadá, e agora aporta no Brasil com obras que transitam por diversas linguagens, como instalações, pinturas, desenhos, esculturas, livros de artista, vídeos, fotografias e performances.
A curadoria do projeto é assinada por um time internacional: Cesar Forero, Melissa La Porte e Virginia Eichhorn (Canadá), Dory Perdomo (México), Milton Afanador Alvarado (Colômbia) e Cecilia Stelini (Brasil). (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: até 23 de agosto
Horário: visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 10h às 14h.
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro, Lago do Café
Endereço: Avenida Heitor Penteado, 2.145, Taquaral, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…
(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…
(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…
Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…
O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…
(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…